Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Realizada na França, exposição ‘Imburaninha’ ganha catálogo virtual

Divulgação

Divulgação

A mostra ocupou o Centro de Arte Ygrec-ENSAPC, localizada em Aubervilliers, na França)

A exposição ‘Imburaninha’, concebida e desenvolvida pelo artista brasileiro Edson Barrus Atikum e pelo artista francês yann beauvais (com sede no Brasil), ganhou nesta semana um catálogo virtual, que pode ser visitado gratuitamente aqui. Realizada entre 21 de setembro a 30 de outubro de 2022, no Centro de Arte Ygrec-ENSAPC (Aubervilliers – França), a mostra combinou: vídeo de vigilância, filmes, ambientes sonoros e esculturas. Já o catálogo, lançado recentemente, conta com textos de Abiniel João Nascimento, Lucas Murari, Guillaume Breton, além dos idealizadores. A iniciativa conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

‘Imburaninha’ gira em torno de um projeto ecológico dedicado à proteção de uma variedade de árvore brasileira: imburana de cambão ou Commiphora leptophloeos, árvore típica da caatinga pernambucana. apresenta um espaço imersivo em que sons, imagens, cheiros e texturas se entrecruzam. A exposição combinou: vídeo de vigilância, filmes, ambientes sonoros e esculturas. Iniciado em 2016, o projeto está interessado nas múltiplas propriedades e usos da imburana, que está agora em perigo devido à sua exploração local (artesanato, farmacopeia, carvão, etc.).

No projeto expográfico, um tronco de Imburana do Brasil ocupou o espaço da exposição; um alambique foi ativado durante os eventos. Uma plataforma sobre a qual foram colocadas ferramentas permitiu aos visitantes, acompanhados por um mediador, trabalhar esta madeira extremamente maleável (mas também muito perfumada), a fim de produzir pequenos objetos.

ARTISTAS 

 

Edson Barrus Atikum - Artista multimídia, doutor em Psicologia Clínica da PUC – SP, mestre em História da Arte/Linguagens Visuais, fundou e supervisionou de 2002 a 2006 o espaço de autonomia experimental ‘Rés do Chão’ no Rio de Janeiro. É propositor do projeto ‘Imburana, Açúcar Invertido’ e do projeto ‘Cão Mulato’. É editor da revista ‘Nós Contemporâneos’, publicou nas revistas ‘Item’, ‘Lugar Comum’, ‘Arte & Ensaios e Global Brasil’ e ‘Gruppen’. Atua como ArtTrainee dinamizando a circulação de ideias e fomentando a reflexão sobre processos de criação. Cofundador e curador, entre 2011-2015, juntamente com yann beauvais, do espaço B3 no Recife. Livros organizados: yb150213(2014) e arTTrainee (2017), bcubico (2022).

yann beauvais - Cineasta, crítico e curador independente. Atuou na curadoria de diferentes museus e festivais. Realizou mais de cinquenta filmes e vídeos desde os anos 70. Trabalha com Instalações e performances desde os 80. Alguns de seus trabalhos integram as coleções do MOMA-NY, Centre Georges Pompidou – Paris, Cal Arts-Los Angeles, Art Gallery of Ontario- Toronto, Cinémathèque de Jerusalém etc. Fundou em 1982 a cooperativa de distribuição de filmes experimental ‘Light Cone’, Paris. Em 1983, criou a revista ‘Scratch, e SCRATCH Projection’ – espaço de projeção de cinema experimental e vídeo arte em Paris. Em 2011, cofundou com Edson Barrus Atikum o espaço B3 no Recife. Em 2022 lançou o livro ‘yann beauvais : Agir le cinéma – Les presses du réel’ e o livro bcubico com Edson Barrus Atikum.

< voltar para Funcultura