São Vicente Ferrer lança plataforma do Mapa Musical
Postado em: Funcultura | Música
Com o objetivo de valorizar e dar visibilidade ao patrimônio cultural do Agreste Setentrional de Pernambuco, projetando a música como uma forma de expressão viva, orgânica, presente na história da região, nas relações sociais, festivas e religiosas, será lançado nesta sexta-feira (2), às 16h, na sede da Prefeitura do Município, o Mapa Musical de São Vicente Férrer. A iniciativa conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.
O Mapa é o resultado do projeto “De onde vem esse som? Mapeamento Musical de São Vicente Férrer”, que, de setembro a outubro de 2022, uma equipe de 15 pesquisadores, formada por músicos e estudantes do ensino médio, participou de formações com foco na história e geografia do município, em torno do patrimônio cultural do Estado e nos diferentes métodos de pesquisa, relacionados ao trabalho de campo, com entrevistas e preenchimento de fichas de observação.
Foi identificado um universo sonoro diversificado, composto por artistas iniciantes e profissionais experientes, com 106 grupos e artistas, entre os quais, corais, escolas de música, Djs, arranjadores, violinistas, sanfoneiros, saxofonistas, tecladistas, bateristas, cantores e bandas gospel, de forró, de brega, entre outros gêneros.
A ação se caracteriza como uma ação de salvaguarda do patrimônio musical de São Vicente Férrer, evidenciando por meio de um mapeamento, produções que agregam valor aos processos criativos de segmentos sociais historicamente marginalizados e que encontram na arte, meios de resistir e assegurar a continuidade de suas práticas.
A elaboração do projeto e produção geral é do professor Clébio Marques/Usina Produções; realização e coordenação da Real Cia Albemar Araújo; web designer e assessoria de imprensa da Clã de Comunicadores/David D’Lucard e Anderson Souza Leão.
