Soberania e poder em questão na obra “Quem é o mestre?”
Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura Geral, serão realizadas quatro apresentações no Recife e Olinda, entre os dias 23 e 26 de janeiro
Postado em: Artes Cênicas | Funcultura
Anette Carla Pereira/Divulgação

A palestra-performada foi idealizada pelos artistas Iara Sales, Sérgio Andrade e Tonlin Cheng
Um encontro entre movimento, arte sonora e filosofia política. A palestra-performada Quem é o mestre?, idealizada pelos artistas Iara Sales, Sérgio Andrade e Tonlin Cheng, busca refletir sobre a hierarquização da sociedade e as relações de poder. Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura Geral, serão realizadas quatro apresentações no Recife e Olinda, entre os dias 23 e 26 de janeiro.
Uma proposta transdisciplinar que teve como base, em seu processo criativo, textos dos filósofos Thomas Hobbes, Carl Schmitt e Jacques Derrida sobre o poder do Estado, soberania, imperialismo e colonialismo. Entre falas, gestualidades, videografias e instalação sonora, Quem é o Mestre? se articula em três eixos: o medo, a fábula e a lei.
Em sua estrutura, a repetição do gesto/movimento, referências a fábulas, o estado animalesco dos corpos; em cena, Iara Sales, Tonlin Cheng e Gabi Holanda.
Nesta terça-feira (23), tem ensaio aberto a partir das 20h, no Espaço Sobrado, em Olinda. Na quarta (24), sessão gratuita na Associação Pernambucana de Cegos (Apec), a partir das 15h — a audiodescrição ampliará as possibilidades de apreciação da obra. As duas últimas apresentações, na quinta (25) e sexta (26), serão no Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa, às 20h (os ingressos serão distribuídos 1 hora antes de cada sessão, pague quanto puder).
PROCESSO - A palestra-performance é fruto do projeto de pesquisa e criação homônimo, desenvolvido pelos artistas Iara Sales, Sérgio Andrade e Tonlin Cheng. Através dos estudos sobre pensamento coreográfico, filosofia política e arte sonora, os artistas desenvolveram experimentos artísticos, cuja primeira formatação foi apresentada à público entre 2017 e 2018. Além do incentivo do Funcultura, o projeto está associado às atividades do Grupo de Pesquisa LabCrítica (UFRJ/CNPq).
Serviço:
Quem é o mestre?
De 23 a 26 de janeiro
23/01, às 20h, Espaço Sobrado (ensaio aberto)
24/01, às 15h, Associação Pernambucana de Cegos (Apec) *com audiodescrição 25 e 26/01, às 20h, Teatro Fernando Santa Cruz (Mercado Eufrásio Barbosa)
Atividades gratuitas/pague quanto puder
Classificação indicativa: 10 anos Duração: aprox. 40min
Acompanhe @iarasalesagra @tonlinchengartistinha @gabiwholanda