Videodança “Corpo Onírico” será exibida gratuitamente em Camaragibe
Postado em: Funcultura
Com roteiro e direção de Marina Mahmood, a videodança “Corpo Onírico” será exibida na próxima terça-feira (29), a partir das 20h, no Cine-Teatro Bianor Mendonça Monteiro, no município de Camaragibe/PE. O evento presencial terá acesso gratuito e contará também com uma exposição de fotos de processos do filme e roda de conversa com participação de parte da equipe de produção da obra audiovisual.
“Corpo Onírico”, fruto de um projeto incentivo pelo Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Fucultura, conta a história de uma mulher que busca expandir a sua natureza, porque não pode mais contê-la. Na Ponte de Ferro, no Centro do Recife, ela encontra um arco de fogo que a transporta ao mundo sutil, onde descobre a potência ao dançar com outros seres.
A obra incita o questionamento sobre como os corpos – individuais e coletivos – podem se nutrir de experiências mais diretas com a natureza interior (os instintos, a intuição e a energia vital) e como resgatar essa experiência pela criação de cenas oníricas nas paisagens.
“A ideia do projeto seria criar uma videodança em que o espectador se visse imerso nas sensações provocadas pela interação das linguagens, numa espécie de sinestesia que apura os sentidos corporais para além do meramente visual”, explica a diretora, roteirista e também artista da dança que compõe o elenco do filme Marina Mahmood.
O projeto foi iniciado em 2019, com o financiamento Funcultura/PE e apoio do CCBA. As primeiras experiências foram orientadas por Taína e Lau Veríssimo, do grupo Totem (em atividade na cena cultural pernambucana desde 1988). Posteriormente o coletivo da videodança “Corpo Onírico”, formado pelas dançarinas Marina Mahmood, Klarissa Faye, Maria Miranda, pelo músico iezu kaeru e pelo fotógrafo Alexandre Salomão, seguiu aperfeiçoando as descobertas até chegar na última etapa de realização, quando os músicos iezu kaeru (autor da trilha de filmes como o longa Um Lugar ao Sol e do curta Entre Marés) e Tomaz Alvez Souza (autor de trilhas para cinema como os longas Bacurau e Cinema, Aspirinas e Urubus) produziram uma trilha sonora especialmente para a videodança, amplificando os diálogos entre dança, cinema e música.
Programação
20h – Exposição de fotografias sobre processos da videodança
20h30 – Exibição de Corpo Onírico
20h50 – 21h10: Roda de Conversa
Serviço
Exibição da videodança “Corpo Onírico”
Quando: 29 de novembro de 2022 (terça-feira), 20h
Local: (Cine-Teatro Bianor Mendonça Monteiro) – Av. Dr. Pierre Collier, s/n – Vila da Fábrica, Camaragibe – PE) Ponto de referência: em frente da Praça Antônio Luiz de Souza.
Entrada gratuita
