Fundarpe participa da 3ª Conferência Municipal de Cultura do Ipojuca
Evento acontece no Convento de Santo António, um dos patrimônios históricos de Pernambuco
Postado em: Fundarpe
Além das belezas naturais como as praias e mangues, o município de Ipojuca também tem uma forte representatividade na área cultural. Prova disso é a 3ª Conferência Municipal de Cultura do Ipojuca, que acontece nesta quarta (25) e quinta-feira (26), no Convento de Santo Antônio, em Ipojuca Centro. A atividade é promovida pela Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial de Cultura, junto ao Conselho Municipal de Cultura e traz como tema este ano: Culturalizar a Democracia e Garantir o Direito à Cultura.
Na abertura do evento, nesta quarta, estiveram presentes o secretário especial de Cultura do município, Jorge Henrique; o vereador Flávio do Cartório; a chefe de gabinete da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Sandra Spinelli; a produtora e conselheira de cultura Bia Leite; e a artista plástica Letícia Cavalcanti, além de outros representantes da sociedade civil e autoridades.
Promovida em um dos patrimônios históricos de Pernambuco, a ação tem como objetivo geral promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade visando ao fortalecimento da democracia e à garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas no município de Ipojuca.
“Estamos em um momento que a classe artística do Ipojuca está presente para discutir políticas culturais e analisar o plano municipal, além de elaborar a proposição a nível nacional. Este evento não poderia acontecer em outro lugar a não ser em um dos maiores e mais antigos patrimônios que temos aqui, como o Convento de Santo António”, disse Jorge Henrique.
Entre os objetivos mais específicos, a Conferência deseja ampliar o debate com a sociedade sobre o conceito de cultura como política; revisar o Plano Municipal de Cultura; definir diretrizes prioritárias para garantir transversalidades nas políticas públicas de cultura; debater sobre a divisão de atribuições entre os entes federados; e construir uma política sociocultural que fortaleça a democracia participativa.
A programação conta com composição de mesa de honra, leitura de regimento, palestras e apresentações culturais.
Com informações da Secretaria Especial de Comunicação de Ipojuca