Presidente da Fundarpe participa de reunião de planejamento do Memorial da Democracia
Postado em: Fundarpe
Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

O encontro aconteceu no Palácio do Campo das Princesas e reuniu representantes da Fundarpe, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e da Cepe
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, reuniu-se com representantes da Cepe (Companhia Editora de Pernambuco) e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), nesta quarta-feira (8), para uma conversa sobre o Memorial da Democracia. O equipamento, que funciona no Sítio da Trindade (Casa Amarela), abriga um vasto acervo documental fruto Comissão da Memória e Verdade Dom Helder Câmara.
O encontro, que aconteceu no Palácio das Princesas, deu início a uma série de ações integradas, visando uma gestão compartilhada do Memorial, hoje na alçada da SJDH. O secretário-executivo da pasta, Jayme Asfora, enfatizou a importância de uma parceria com a Secult-PE/Fundarpe e o apoio da CEPE para concluir, administrar e preservar o lugar. Inaugurado nos últimos dias de 2022, o espaço ainda necessita de ações para concluir a execução do projeto, mas já se encontra aberto ao público.
“Trata-se de um relevante equipamento do nosso Estado, com potencial para dinamizar as ações e visitas no Sítio da Trindade, espaço que já abrigou o Arraial Velho do Bom Jesus, foco da resistência luso-brasileira contra os invasores holandeses. Hoje, ressignificado, passa a guardar e propagar, também, a memória da democracia”, destacou Renata.