Chefs do Sertão pernambucano contam história da gastronomia local em série de vídeos
Produções de “Na Ponta da Língua” podem ser acessadas gratuitamente em plataformas digitais e receberam apoio da Lei Aldir Blanc
Postado em: Artes Visuais | Gastronomia | Lei Aldir Blanc
Histórias da gastronomia do Sertão pernambucano são tema de vídeos protagonizados por chefs locais e veiculados na Internet. A série documental “Na Ponta da Língua”, iniciativa da Pipa Produções com apoio da Lei Aldir Blanc, está disponível no Youtube e no Instagram, Dividido em seis episódios semanais, mostra o potencial gastronômico daquela área do estado através de memórias, desafios no mercado local e receitas que marcaram os envolvidos. Já há episódios publicados e novos vídeos serão veiculados sempre aos domingos, até o final de março.
O primeiro episódio, por exemplo, postado no dia 21/3, tem como convidada a chef e barista Geórgia Romero, recifense que empreendeu na gastronomia em Petrolina-PE. Além de contar sobre sua trajetória na cozinha, como sua formação e experiências, a chef ensina uma receita de bolo de batata doce tradicional para sua família, relembrando sua avó e memórias da infância.
“Essa relação que a gente tem com a comida é uma das mais ricas do ponto de vista, tanto humano, como das suas relações pessoais. Então, a cozinha é um lugar de muito empoderamento, tanto quanto pessoal, como do outro”, diz a chef na abertura do programa. A receita e o episódio podem ser acessados aqui.
O projeto busca estabelecer um canal informativo, crítico e de democratização do acesso ao panorama da gastronomia do Sertão do estado. “Ficamos felizes em lançar mais um projeto para a cena cultural de Petrolina. Esse conteúdo é uma forma de registro da cena gastronômica atual nessa região, podendo servir como produto de estudo futuro, ele preenche uma lacuna nessa linguagem que ainda pouco reafirmamos como arte”, aponta Nilzete Miranda, produtora.
O conteúdo tem classificação indicativa livre para acesso de todos os públicos e conta com a tradução em Libras como instrumento de acessibilidade comunicacional. A série é uma realização da Pipa Produções em parceria com o Portal Culturama e a Abajur Soluções.

