Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Novos coordenadores e assessores da Secult-PE são recebidos em primeiro grande encontro

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Os novos coordenadores e assessores foram recepcionados na sede da Secult-PE, nesta segunda-feira (8)

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, deu mais um passo para a renovação dos quadros de gestores do Estado e a estadualização das políticas culturais. A semana começou com Secult-PE recebendo seus os coordenadores e assessores das linguagens artísticas da Gerência de Política Cultural. Os onze novos gestores foram acolhidos pelo secretário de Cultura, Silvério Pessoa, o secretário executivo de Cultura, Léo Salazar, e pelo secretário executivo de Gestão, José Edson Cisneiros, apresentando a estrutura e os projetos da instituição para os novos gestores.

“Queremos dar as boas-vindas a todos. Estamos vivendo um novo momento no mundo inteiro. Estávamos ansiosos para completar nosso time e conseguimos, com o empenho de toda a secretaria, nomear todos vocês. Cada um terá um papel específico, com suporte das gerências. É um momento de reaprendizagem para todos nós, com todos os nossos projetos e sonhos para a Secult-PE, trazendo a periferia, a cultura popular cada vez mais para dentro do nosso trabalho”, afirmou Silvério Pessoa no encontro.

A reunião também contou com a presença de gerentes e superintendente da Secult-PE, que trabalharão de perto com os novos nomes. Neste primeiro contato, foi ressaltado o empenho da Secult-PE na busca pela renovação e descentralização das políticas públicas, assim como a busca pela formação de uma nova geração de gestores culturais, da qual a nomeação dos novos assessores e coordenadores faz parte, vindos de todas as regiões de Pernambuco.

“Buscamos cada vez mais essa estadualização das políticas culturais, feitas por pessoas de diferentes locais do estado, como vemos aqui com essas nomeações. Estamos empenhados na formação dessa nova gestão de gestores públicos, por isso que a palavra renovação vem muito forte no nosso discurso. Teremos nossa oportunidade de darmos juntos nossa contribuição nessa missão pela cultura pernambucana”, afirma, Léo Salazar.

Os novos coordenadores são: Juliana de Albuquerque Silva, Literatura; Wanessa Kariny Gonçalves dos Santos, Cultura Popular, e Emanuel Maurício de Meneses, Música. Os assessores nomeados foram: Dianne Gleysse da Silva Sousa, Gastronomia; Carlos Mélo, Artes Visuais; André Luiz Ramos Oliveira, Circo; Paulo Henrique da Silva Ferreira, Dança; Maria Eduarda Collier de Castro Leão, Design e Moda; Thays Bezerra de Melo, Teatro e Ópera; Eric José Silva Gomes, Fotografia, Luciene Torres de Carvalho Nunes, Artesanato.

CURRÍCULOS

TEATRO E ÓPERA – Thays Bezerra de Melo
Gestora e Produtora Cultural ligada às artes cênicas, cultura popular, patrimônio, música e audiovisual. Idealizadora e gestora da Epahey Produções Culturais.

ARTESANATO – Luciene Torres Carvalho Nunes
Pesquisadora e produtora cultural com mais de 15 anos de atuação no artesanato. Fundadora do Centro Pernambuco de Design e ex-diretora superintendente do Centro Pernambucano de Design.

FOTOGRAFIA – Eric Gomes
Geógrafo, fotógrafo, videasta e pesquisador, com produção acadêmica e criativa em territórios indígenas, cultura popular e artes. Experiência com atividades de formação em fotografia.

DESIGN E MODA – Maria Eduarda Collier de Castro Leão
Designer com especialização em moda e mercados, com desenvolvimento de trabalhos em marcas autorais locais e projetos criativos.

DANÇA – Paulo Henrique da Silva Ferreira
Professor, arte-educador, ator, bailarino, coreógrafo e produtor cultural, com produção acadêmica, artística e tecnológica em formação, criação e atuação em performances e espetáculos.

MÚSICA – Emanuel Maurício de Meneses
Cantor, músico, compositor, produtor, consultor, gestor e empreendedor cultural, com formação pelo Conservatório Pernambucano de Música e Escola 15 de Novembro, com trabalhos em cursos de capacitação em projetos culturais e empreendedorismo.

CULTURA POPULAR – Wanessa Santos
Professora, pesquisadora e produtora cultural com atuação em culturas populares, com trabalhos comunitários e de educação, desenvolvendo também formação de produtores culturais.

ARTES VISUAIS – Carlos Mélo
Artista plástico com exposições individuais e coletivas, com residências artísticas pelo Brasil e prêmios nacionais.

GASTRONOMIA – Dianne Sousa
Pesquisadora e produtora cultural, com ampla pesquisa em história da alimentação e cultura popular, além de experiência com planejamento e execução de eventos e exposições.

CIRCO – André Luiz Ramos Oliveira
Diretor e produtor teatral e circense, palhaço, pesquisador de circo tradicional brasileiro e teatro. Experiência com atividades de formação, coordenação de festivais e atuação em políticas públicas.

LITERATURA – Juliana Albuquerque Silva
Bibliotecária com atuação em bibliotecas comunitárias, sendo secretária-executiva da Rede Nacional das Bibliotecas Comunitárias, também realizando trabalhos editoriais com a editora Cartonera do Mar, além da atuação em políticas públicas no Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC-PE).

< voltar para Gastronomia