Raquel Santana exibe o curta-metragem “Entre a Serra e a Malhada” no YouTube
Postado em: Audiovisual | Gastronomia | Lei Aldir Blanc
Por meio das histórias de pessoas que desenvolvem a agricultura familiar na zona rural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a artista e realizadora Raquel Santana conta as experiências de projetos agroecológicos no novo documentário “Entre a Serra e a Malhada”. O lançamento da produção será nesta quarta (29), online, no canal de YouTube da diretora, às 18h. “Entre a Serra e a Malhada” foi realizado com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.
Filmado de janeiro a abril deste ano, o curta-documentário registrou a construção, por meio de mutirões, de uma fossa de tratamento de águas de esgoto, conhecida como BET, no Movimento de Bem Estar Social (MOBESC), na comunidade de Malhada da Serra. Já na Serra dos Pintos, a equipe acompanhou a família Gomes Silva e seu manejo de sementes crioulas e cultivo sem uso de veneno e queimadas.
“Caruaru é conhecida como capital do forró, pelo artesanato em barro, por sua feira e, mais recentemente, como polo de confecções, mas é uma cidade onde o rural ainda é bastante forte. Em ‘Entre a Serra e a Malhada’, cada território vai contar um pouco de suas práticas agroecológicas e mostrar que Caruaru é, também, um lugar de resistência rural”, explica Raquel Santana.
A data de lançamento foi escolhida por ser o dia de São Pedro, santo que tem forte conexão com a agricultura no imaginário popular. “Quando a pandemia amenizar, temos planos de realizar uma sessão na Associação Comunitária de Serra dos Pintos”, antecipa a diretora.
