Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Raquel Santana exibe o curta-metragem “Entre a Serra e a Malhada” no YouTube

Por meio das histórias de pessoas que desenvolvem a agricultura familiar na zona rural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a artista e realizadora Raquel Santana conta as experiências de projetos agroecológicos no novo documentário “Entre a Serra e a Malhada”. O lançamento da produção será nesta quarta (29), online, no canal de YouTube da diretora, às 18h. “Entre a Serra e a Malhada” foi realizado com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

Filmado de janeiro a abril deste ano, o curta-documentário registrou a construção, por meio de mutirões, de uma fossa de tratamento de águas de esgoto, conhecida como BET, ⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣no Movimento de Bem Estar Social (MOBESC), na comunidade de Malhada da Serra. Já na Serra dos Pintos, a equipe acompanhou a família Gomes Silva e seu manejo de sementes crioulas e cultivo sem uso de veneno e queimadas.

“Caruaru é conhecida como capital do forró, pelo artesanato em barro, por sua feira e, mais recentemente, como polo de confecções, mas é uma cidade onde o rural ainda é bastante forte. Em ‘Entre a Serra e a Malhada’, cada território vai contar um pouco de suas práticas agroecológicas e mostrar que Caruaru é, também, um lugar de resistência rural”, explica Raquel Santana.

A data de lançamento foi escolhida por ser o dia de São Pedro, santo que tem forte conexão com a agricultura no imaginário popular. “Quando a pandemia amenizar, temos planos de realizar uma sessão na Associação Comunitária de Serra dos Pintos”, antecipa a diretora.

< voltar para Gastronomia