Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Secretaria de Cultura do Estado anuncia vencedores do 1º Prêmio dos Saberes e Fazeres da Gastronomia Pernambucana

Carrossel_Premio-Gastronomia_VENCEDORES_FEED-01

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, divulga o resultado final da primeira edição do Prêmio dos Saberes e Fazeres da Gastronomia Pernambucana: Homenagem a Dona Maria do Confeito. A lista completa, com as propostas vencedoras e suplentes, pode ser conferida aqui.

VENCEDORES:

Faixa 1 – Indivíduos

MESTRAS COZINHEIRAS DE VILA VELHA – ILHA DE ITAMARACÁ

DANIELLE DE SIQUEIRA JANSEN – GARANHUNS

MÔNICA LARANGEIRA JÁCOME – OLINDA

LEONIDAS PEREIRA LIMA E SÁ – OURICURI

MANUELLA XAVIER MENDES SILVA – GARANHUNS

CHIARA ANGELICA DO REGO BARROS DA SILVA  – JABOATÃO DOS GUARARAPES

 

Faixa 2 – Grupos/Coletivos

QUILOMBO DE ÁGUAS CLARAS – TRIUNFO

DONA MARIA DO CONFEITO – LIMOEIRO

SOBRE O PRÊMIO

A iniciativa busca incentivar com o prêmio nomes que fortalecem e mantêm viva a grandeza da gastronomia pernambucana. A valorização dessas pessoas e de suas contribuições se insere dentro de um esforço necessário em descentralizar e democratizar esse reconhecimento das suas contribuições para a identidade cultural pernambucana.

A edição deste ano homenageia dona Maria do Confeito de Limoeiro, confeiteira que deixou uma grande marca na gastronomia pernambucana, com seu trabalho sempre presente nas festas religiosas do estado. Dona Maria do Confeito partiu em agosto de 2020, em decorrência da covid-19, mas o legado de seus doces segue por meio da família e do coletivo que leva seu nome e organiza a produção atualmente em Gameleira, povoado a 7 km do centro de Limoeiro.

A premiação reconhecerá indivíduos e coletivos com trajetórias notórias do universo da Gastronomia, valorizando práticas artísticas de criação, fruição, inovação assim como pela transmissão de saberes, fazeres e conhecimentos técnicos, artísticos e culturais. Ao todo, são R$ 96 mil destinados para as duas categorias.

 

< voltar para Gastronomia