Secult-PE e Fundarpe promovem a “Jornada do Patrimônio Alimentar” no Recife
O encontro "Jornada do Patrimônio Alimentar - Perspectivas da contribuição do patrimônio alimentar para o desenvolvimento local: turismo, empreendedorismo e preservação" integra a programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas por meio do e-mail: patrimonioimaterial@gmail.com
Postado em: Formação Cultural | Gastronomia
Antônio Melcop/Secult-PE/Fundarpe

A receita do Alfenim será um dos destaques da programação do evento
A rica e diversa gastronomia pernambucana contará com uma ação especial dentro da programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Trata-se do debate “Jornada do Patrimônio Alimentar – Perspectivas da contribuição do patrimônio alimentar para o desenvolvimento local: turismo, empreendedorismo e preservação”, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24/8 (segunda, terça e quarta-feira), das 17h às 21h, na Uninassau e na Faculdade Senac.
Com inscrições gratuitas, por meio do e-mail: patrimonioimaterial@gmail.com, o evento tem como objetivo divulgar as iguarias que já são reconhecidas como patrimônio imaterial alimentar em Pernambuco, bem como as que estão em processo de reconhecimento patrimonial, quais sejam: Bolo de Noiva, Caldeirada de Itapissuma, Fritada de Aratu de Igarassu, Alfenim de Agrestina, Bolo de Rolo e Manta da Carne de Bode de Petrolina.
“Convidamos gestores municipais de cultura, de turismo e sustentabilidade, além de mestres e mestras da gastronomia pernambucana para acompanhar o cozimento desses pratos. O público vai conhecer melhor a história por trás dessas receitas, os segredos, o surgimento, as particularidades do preparo, além de se deleitar com apresentações ao vivo que vão culminar com degustações de cada apresentação”, diz Ana Cláudia Frazão, assessora de Gastronomia da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE).
Entre os convidados, estão: Cris Barros (Bolo de Noiva), Cléo Ferraz (Bolo de Rolo), Mestre Cazuza (Alfenim), Mestra Patrícia (Fritada de Aratu), Cândido Araújo (Manta de Bode) e Mestra Jacira (Caldeirada). Veja a programação abaixo:
- 22/8 (segunda-feira), das 17h às 21h, Laboratório de Demonstração Gastronômica da Uninassau (Rua Fernando Lopes, 778, Graças – Recife/PE): Bolo de Noiva e Caldeirada de Itapissuma;
- 23/8 (terça-feira), das 17h às 21h, Laboratório de Demonstração Gastronômica da Uninassau (Rua Fernando Lopes, 778, Graças – Recife/PE): Fritada de Aratu de Igarassu e Alfenim de Agrestina;
- 24/8 (quarta-feira), das 17h às 21h, Laboratório de Demonstração da Faculdade Senac (R. do Pombal, 57 – Santo Amaro, Recife/PE): Bolo de Rolo e Manta da Carne de Bode de Petrolina.
SALVAGUARDA - Para Ana Claudia Frazão (foto acima), esses encontros, como o da Jornada do Patrimônio Alimentar, “servem para difundir nossa rica gastronomia e culinária de raiz do Estado, com a perspectiva de garantir que nossos patrimônios alimentares estejam protegidos através da construção e execução das políticas públicas culturais”. Nas apresentações, o público poderá observar “as particularidades dos modos de fazer e ingredientes que compõem as ricas histórias que atravessam a linha do tempo desses receituários e preparações”, diz ela.
Em relação ao desenvolvimento local, a assessora de Gastronomia da Secult-PE destaca que o reconhecimento desses patrimônios alimentares ”valorizam a cultura de cada lugar de sua origem, fortalecem as cadeias produtivas e garantem a preservação desse receituário e a promoção do turismo gastronômico”.
PROGRAMAÇÃO - A 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secult-PE/Fundarpe. Programado para acontecer entre os dias 15 e 30 de agosto de 2022, o evento conta com a participação de 31 municípios pernambucanos e mais de 209 atividades, que envolvem ações educativas, cursos, exposições, lançamento de livros, oficinas, palestras, rodas de diálogo, seminários e visitas guiadas. Clique aqui e confira a programação completa.
