Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Alex Mono lança vídeo “Trilha sonora para filme mudo, anos 20, Ciclo do Recife”

O projeto foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc

O artista Alex Mono, lança vídeo “Trilha sonora para filme mudo, anos 20, Ciclo do Recife”, no seu canal do YouTube. O projeto foi patrocinado pelo edital de Formação e pesquisa, e promovido pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, com recursos da Lei Aldir Blanc.

“Trilha sonora para filme mudo, anos 20, Ciclo do Recife” é o resultado de pesquisa do artista sobre designer sonoro para filmes silenciosos. No seu processo criativo, o músico lança mão de recursos da música eletrônica, programações midi, toca guitarra e canta canção de sua autoria, de título Boa Viagem. O projeto contou com a parceria do Vj Gabriel Furtado, na projeção e edição instantânea de samples de dois filmes do período do Ciclo de Recife nos anos 20, “A filha do advogado”, do diretor Jota Soares, e, “Veneza americana”, dos diretores italianos Hugo Falângola e Jota Cambiere.

Para a locação das filmagens o projeto teve o apoio do Museu do Trem do Recife. Ao fundir imagens de Alex Mono executando música eletrônica, e cenas do Recife dos anos 20, no século passado, a proposta é estimular no espectador sua memória afetiva para com a cidade, e indaga de onde viemos, para onde vamos?

Divulgação

Divulgação

Projeto é o resultado de pesquisa do artista sobre designer sonoro para filmes silenciosos

Os filmes fazem parte do acervo da Fundação Joaquim Nabuco, o filme “Veneza Americana” foi restaurado pela Cinemateca Brasileira. A experiência de Alex Mono com trilha sonora para filmes silenciosos vem de longa data. Em 2011, quando aconteceu na Cinemateca brasileira em São Paulo a l Jornada do Cinema Silencioso, o músico foi convidado para criar e apresentar a trilha sonora para o filme “Veneza americana”. No Recife, o artista Alex Mono realizou duas edições da Mostra de Cinema Silencioso, com recursos do Funcultura.

A parceria com o Vj Gabriel Furtado vem dos anos 90, quando foram integrantes da banda Coração Tribal. Recentemente os dois artistas estiveram juntos no projeto multimídia URBE-SE, em conjunto com artistas visuais do Recife.

< voltar para Lei Aldir Blanc