Cartilha ensina a arte do fuxico
Postado em: Cultura popular e artesanato | Lei Aldir Blanc
Contemplada pelos recursos da Lei Aldir Blanc, está no ar a cartilha “Fuxico: uma costura ancestral em diálogo com a Abayomi”. Confeccionada a partir das vivências da artesã Daniella Lima, a publicação busca fomentar o saber-fazer do fuxico como expressão da linguagem artística, bem como perceber no ofício da costura com panos de chitas, marcadores dos saberes ancestrais de matriz africana e indígena em sua potência estética e terapêutica. Para conferir, acesse aqui.
“Fuxico é uma palavra de origem africana e significa remendo, alinhavo de agulha e linha; e Abayomi é uma boneca preta, significa, em Iorubá, um encontro precioso. A história das bonecas Abayomi e dos fuxicos remetem-nos a conexões negras-africanas e compõem uma constelação de saberes bioafroancestralicos. A arte de fazer flores e bonecas com tecidos, criando um jardim de possibilidades, a partir do aproveitamento de sobras de tecidos, é símbolo de resistência e poder feminino, contribuindo no enfrentamento ao racismo e divulgação da cultura afro-brasileira”, conta Lima sobre a proposta do projeto.
Na publicação, além de textos sobre o fuxico, o público poderá conferir um levantamento imagético da arte de jardinar com tecidos de chita (fuxico) e das bonecas de pano – Abayomis, a partir de fotografias das confecções de tapetes, colares, brincos, broches, cortinas, colchas entre outros itens realizados pela própria artesã. Mais informações no perfil do projeto no Instagram: @afuxiqueira.dani.