Com live no Instagram, exposição “Texturas Urbanas” será lançada no próximo domingo (17)
Postado em: Fotografia | Lei Aldir Blanc
Designers e fotógrafas paulistas radicadas em Olinda, Paula K e Aline Maria lançam, no próximo domingo (17), a exposição “Texturas Urbanas”, com uma live perfil do Instagram perfil @texturas.urbanas, a partir das 16h. Contemplada pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, a mostra virtual poderá ser conferida gratuitamente no site: www.texturasurbanas.com.br.
As texturas urbanas abordadas na exposição vêm, neste caso, de fotografias do Sítio Histórico de Olinda, do Recife Antigo, da Várzea, do Bairro de São José, da Boa Vista e do Amaro Branco. Nestes locais, onde as artistas costumam transitar com frequência, a ideia foi perceber a integração da arte de rua, como colagens, lambes de artistas urbanos, grafites e até intervenções manuais deixadas espontaneamente pelos transeuntes, com o retorno das pessoas aos espaços devido o fim do isolamento social causado pela pandemia do Covid-19.
“A cidade não existe sem a participação das pessoas. Então, a arte de rua também só está ali porque as pessoas também estão. Tem fluxo, então arte e texturas se relacionam com quem transita e ocupa aqueles espaços”, reflete Aline.
São ao todo 40 fotografias, 20 de cada artista, em formatos variados, todas com recurso de texto alternativo, respeitando as orientações adequadas de acessibilidade para leitores de tela. O diferencial dos registros da exposição é que eles não objetivam apenas as intervenções. Seu foco está em jogar a atenção aos desgastes delas causados pelo tempo, além de sua interação com aqueles que por ali transitam, criando um diálogo entre diferentes texturas urbanas.
“Eu vejo a nossa exposição com um olhar reflexivo-poético, mas também com um olhar de protesto, de atenção para a opressão da cidade, até mesmo pelas frases que as ruas nos mostram nos seus muros”, conta Paula.
ARTISTAS - Aline Maria e Paula K. vivenciam Olinda e Recife há mais de 10 anos e estavam com saudade de ver gente na rua, de fotografar e de refletir sobre a cidade. Por isso, elas convidam a todas e todos para conhecer as Texturas Urbanas que encontraram neste trajeto.
Serviço
Live de lançamento da exposição virtual “Texturas Urbanas” – Aline Maria e Paula K.
Quando: 17 de abril de 2022 (domingo), às 16h
Acesso à exposição virtual: www.texturasurbanas.com.br
