Experimento teatral “O Corpo na Gira da Cena” está com inscrições abertas
Postado em: Artes Cênicas | Lei Aldir Blanc
O projeto O Corpo na Gira da Cena é um experimento de teatro que traz como base de criação a dança afro por se tratar da área de experiência da artista, dançarina e pesquisadora Aline Gomes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 11 de fevereiro (quinta-feira), através do link: https://forms.gle/qEjyBTXDfWCqGwBy6.
Essa ação conta com recursos da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Um experimento de teatro que traz como base de criação a dança – neste caso a dança afro por se tratar da área de experiência da facilitadora – aliada a princípios teatrais de linhas como o teatro físico, antropológico, o teatro de Stanislavske, Grotówski, teatro da Crueldade e Teatro do Oprimido, dentre tantas formas de expressão corporal. Com suas energias, movimentos, improvisações; que são ofertadas para os que queiram aprender e desenvolver essas possibilidades em si mesmos.
Com o objetivo de proporcionar aos participantes uma experiência com seus corpos, a partir das diversas possibilidades que os mesmos já carregam e que poderão encontrar ao longo desse caminho para a cena, mergulhando assim, num processo de redescobri-los, reconecta-se, um mergulho no mover que pulsa em cada corpo, uma outra forma de experienciar a criação cênica, a partir de técnicas teatrais e da dança afro.
Grotowski dizia que “O melhor do teatro é o encontro” e procurando sinônimos para a palavra viagem no Google encontrei “Gira”, o que para mim caiu como uma “luva” para essa proposta que a tanto tempo venho cultivando em mim. As Giras nas religiões de matriz africana/indígenas são justamente momentos de grandes encontros, com o outro e com o sagrado. E assim é o fazer teatral para mim, um grande encontro comigo mesmo, com os outros e com algo que à mim chega como sagrado. Partindo desse princípio nasceu o projeto “O Corpo na Gira da Cena” que mesmo acontecendo de forma virtual não abrirá mão do encontro.
Aline Gomes é atriz, dançarina, pesquisadora, professora de teatro e especialista em cultura pernambucana. Iniciou sua carreira como atriz há 15 anos e como dançarina há 11, neste período tem desdobrado seu trabalho ainda como escritora de textos teatrais, diretora, coordenadora de grupos de teatro e dança, idealizadora e facilitadora de oficinas. Seus trabalhos mais recentes são o espetáculo solo O Mensageiro trazendo consigo a ancestralidade dos povos negros e indígenas e a luta por igualdade, integra o elenco dos curtas metragens Arrudeia de Marcio Fecher e Ouriço de Isabella Guedes e é a pesquisadora responsável pelo projeto Povo de Rua uma pesquisa sobre histórias de entidades da Jurema Sagrada com que foi financiado pelo Funcultura, integra a Rede Afrocentradas de mulheres/artistas negras de PE.
Público alvo | atores/atrizes, bailarinos (as) sejam iniciantes, profissionais ou público em geral, que desejem experienciar em seus corpos essa forma de fazer teatral que também é dança e visse versa. Indicado para qualquer pessoa a partir de 16 anos
SERVIÇO:
Inscrições |01 à 11 de Fevereiro de 2021.
Formulário de Inscrição no link: https://forms.gle/qEjyBTXDfWCqGwBy6
Inscrições Gratuitas
Indicado para qualquer pessoa a partir de 16 anos
Vagas: 40
Carga Horária | 12 hrs
Duração | 3 Semanas
Período | 20/02 à 13/03/21
Produção | Kaurís Produções Artísticas
Idealização e Facilitadora | Aline Gomes
Programação Visual | Matheus Melo
Gestão Cultural | Sibely Marques
