Festival Lula Calixto ganha versão virtual
Postado em: Lei Aldir Blanc
O Festival Lula Calixto, que desde 2005 acontece no Alto do Cruzeiro – Arcoverde, ganha uma versão virtual em 2021. Em homenagem a Lula Calixto, finado membro fundador do Coco Raízes de Arcoverde, o evento é conhecido por aglutinar grupos da cultura popular de todo o Estado de Pernambuco e, em todos os anos, é uma ferramenta de autoestima do povo e de geração de renda. A iniciativa conta com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco (LAB-PE).
Em sua 12ª Edição, o festival mantém sua proposta original, com apresentações gratuitas de grupos de tradição popular e ações educativas que visam resguardar o trupé (batida percussiva criada por Lula Calixto, a partir da batida com tamancos de madeira, que é usada até hoje por todos os grupos arcoverdenses de coco) como símbolo e patrimônio cultural pernambucano. Porém, desta vez, dado nosso contexto atual, o festival acontece de forma on-line, via streaming, direto da sede do Coco Raízes de Arcoverde, ao longo de três dias consecutivos, de 26 a 28 de fevereiro.
Desta vez, o festival também traz atrações pré-gravadas, no intuito de dar visibilidade a grupos tradicionais pouquíssimos conhecidos. Eles se tornaram um um arquivo audiovisual etnomusicológico. Dentre as atrações que irão se apresentar virtualmente no evento, estão: Grupo de Negras e Negros de Leitão da Carapuça, Samba de Coco Origem de Ororubá de Mestre Pirriha, Coco de Roda de Mestre Borges Lucas e Cavalo Marinho Boi Teimoso. Acompanhe tudo no canal: www.youtube.com/channel/UCbuPKGy7Bj3vz0RWs8k3MuQ.