Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

“Festival Luz Negra — O negro em estado de representação” homenageará Guitinho da Xambá

Quarta edição do evento começa nesta quinta (18) com programação on-line e apoio da Lei Aldir Blanc

Jorge Farias/Divulgação

Jorge Farias/Divulgação

O espetáculo “A Receita” será uma das atrações do evento

A quarta edição do “Festival Luz Negra — O negro em estado de representação” começa nesta quinta (18) com programação completa on-line e homenagem a Guitinho da Xambá, cantor e compositor do grupo Bongar que faleceu em fevereiro deste ano. O Grupo O Poste Soluções Luminosas selecionou atrações das quatro macrorregiões de Pernambuco, além de dois espetáculos de fora do estado. É possível acompanhar os encontros virtuais até o dia 28 de março no YouTube (http://bit.ly/canaloposte).

“Luz Negra” é um festival de artes cênicas que evidencia o protagonismo do artista negro nas mais diversas linguagens, como o teatro, a ópera e a dança. O festival teve sua primeira edição em 2017 e é produzido e realizado pelo coletivo formado pelos artistas negros Agrinez Melo, Naná Sodré e Samuel Santos.

“O festival se faz urgente nesses dias difíceis em que a pandemia desestabiliza de forma severa a classe artística e se agrava ainda mais quando se fala de artistas pretos, justamente pela invisibilidade social da qual somos vítimas”, defende Naná Sodré, atriz, professora e integrante d’O Poste.

“A ação potencializa a construção de identidades e territórios dinâmicos, ambivalentes e de negociação. Queremos, com o projeto, o rompimento de paradigmas de preconceito através da própria representação negra nos palcos”, afirma Agrinez Melo, atriz, figurinista, também integrante d’O Poste.

“Nesta quarta edição pretendemos romper com os paradigmas de preconceito através da própria presença do artista negro em situação de visibilidade”, completa Samuel Santos, diretor teatral d’O Poste.

A quarta edição do Luz Negra vai contar com oito espetáculos teatrais de Pernambuco, entre opções para adultos e público infanto-juvenil, dois espetáculos teatrais de fora do estado, quatro espetáculos de dança, um deles com mulheres trans e outro com jovens da comunidade de Peixinhos, um solo de ópera, uma palestra sobre a história do negro em Pernambuco e uma oficina teatral.

Serviço
Festival Luz Negra – O negro em estado de representação
18 a 28 de março
Transmissão no canal O Postes Soluções Luminosas, no YouTube (http://bit.ly/canaloposte)
Todas as ações serão gratuitas. Duas delas contarão com intérprete de libras e uma com audiodescrição

< voltar para Lei Aldir Blanc