Festival Risco! promove atelier on-line para reflexões e práticas artísticas
Programação conta com oficinas, sessões de desenho com modelo vivo, exposição, debate e zine. As inscrições são gratuitas
Postado em: Artes Visuais | Formação Cultural | Lei Aldir Blanc
Desenhistas, artistas visuais, performers e modelos vivos, profissionais e amadores, terão um mês (de 1º a 31 de março) de programação on-line da segunda edição do Festival Risco! Atelier Aberto. O evento estimula a reflexão e a prática do desenho com modelos vivos com atividades diárias. O festival conta com quatro oficinas e cinco sessões de desenho com modelagem viva, além de exposição, debate, publicação zine e exibição de vídeos. Todas as atividades serão realizadas no formato online com acesso gratuito, permitindo que as pessoas participem de suas casas e interajam entre si através de plataforma de videoconferência (Zoom). Os interessados podem acessar a programação e efetuar inscrições gratuitamente no site www.risco.art.br. As novidades do evento também são divulgadas no Instagram e Facebook @riscoexperimental.
O festival é realizado pelo grupo Risco! Experimental, com incentivo da Lei Aldir Blanc, através de edital lançado pelo Governo de Pernambuco, Secult-PE, Fundarpe. O grupo Risco!, desde 2013, promove estudos e práticas de desenho e performance com sessões semanais de modelagem viva no Recife e em Olinda. Nos encontros, os artistas e desenhistas se reúnem para criar com base na observação de uma pessoa que serve de modelo, com momentos de imobilidade e de ações experimentais performáticas, explorando posições e expressões de forma criativa. Durante a pandemia do novo coronavírus, o grupo teve que adaptar os encontros para o ambiente virtual, criando as “sessões de modelo-vídeo”. Durante a pandemia, já foram realizadas cerca de 30 sessões on-line.
OFICINAS - Como forma de abordar as teorias e práticas com modelagem viva, o Festival Risco! Atelier Aberto oferece quatro oportunidades de experimentação e aprendizagem: a oficina Gestão e pesquisa na prática de modelo-vídeo, de 2 a 5 de março, das 14h às 17h, ministrada pela artista e pesquisadora Bruna Rafaella Ferrer; a oficina Fluida forma do corpo, facilitada pelo artista visual e performer Dante Olivier de 8 a 11 de março, das 9h às 12h; a oficina Performance de modelo vivo, de 16 a 19 de março, das 19h às 22h, com a bailarina e atriz Vi Brasil; e a oficina Modelagem ativa, com a coreógrafa e artista visual Kildery Iara, de 23 a 26 de março, das 19h às 22h. Os interessados podem conferir mais informações no link: bit.ly/oficinasrisco.
SESSÕES DE MODELO VIVO - Um dos grandes atrativos do festival serão os cinco encontros para exercitar o desenho a partir da observação de um modelo vivo, através do uso de plataforma de videoconferência (Zoom, disponível gratuitamente). As sessões acontecerão nos dias 01, 08, 15, 22, 29, sempre segundas, às 19h, com a performance de um modelo diferente em cada encontro: Ava Reina Bárbara, Bieu Moura, Jonas Araújo, Renata Caldas e Thango Borges. Não há pré-requisito para participar das sessões.Os interessados já podem se inscrever no link: bit.ly/sessoesrisco.
O festival também contará com uma exposição virtual com curadoria colaborativa com obras criadas durante as sessões. Os desenhos dos participantes serão apresentados no site e perfil do Instagram do Risco!, com atualizações no decorrer do festival. Um zine (publicação) online também será criado a partir de registros em textos, vídeos e ilustrações do público.
AUDIOVISUAL - As ilustrações criadas pelos participantes do Risco! estão se transformando numa animação, através do projeto Risco! Animado. O vídeo de animação será lançado no dia 29 de março, às 19h. Na mesma noite, haverá sessão de desenho com modelo vídeo, seguido de debate com os participantes do projeto. No dia 31 de março, um vídeo-registro do Festival com Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE) será lançado no Mapa Cultural de Pernambuco, encerrando a programação.
SOBRE O GRUPO - O Risco! é um grupo de estudos aberto e independente voltado para a prática criativa com modelo vivo. Formado em 2013 por diversos agentes culturais (principalmente desenhistas e artistas do corpo), seu objetivo é estimular, fazer e pensar o registro criativo da figura humana e a performance em suas possibilidades enquanto dispositivo de criação na contemporaneidade. O grupo propõe a investigação, o exercício e a sistematização de processos criativos, ao mesmo tempo em que estabelece uma prática conjunta e cotidiana ligada pelo exercício semanal de modelo vivo.
Serviço
Festival Risco! Atelier Aberto
De 1º a 31 de março de 2021
Informações e inscrições nas oficinas: bit.ly/oficinasrisco
Oficina Gestão e pesquisa na prática de modelo-vídeo – Inscrições até 26/2
Oficina Fluida forma do corpo – Inscrições até 3/3
Oficina de Modelo vivo – Inscrições até 11/3
Oficina Modelagem viva – Inscrições até 18/3
Informações e inscrições nas sessões de desenho: bit.ly/sessoesrisco
Site: www.risco.art.br
Acompanhe nas redes sociais:
www.instagram.com/riscoexperimental
www.facebook.com/riscoexperimental
