Festival Somar anuncia programação de sua primeira edição
Postado em: Lei Aldir Blanc
Programado para acontecer entre os dias 11 e 15 de abril, o 1º Festival Somar anuncia, nesta quinta-feira (24), as apresentações culturais, as oficinas e os bate-papos que vão compor a grade de sua programação. Dentre as quase 100 propostas inscritas, a curadoria selecionou 16 artistas que terão seus trabalhos exibidos gratuitamente, no canal do evento no Youtube (www.youtube.com/channel/UCLQYtpkeN4v_RvhFJvAaCFQ). A iniciativa conta com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.
Foram escolhidos os músicos Jerimum de Olinda, Rimas Inc, Hugo Linns, Babi Jaques & Lasserre, Larissa Lisboa e Dom Santana. Esses artistas conduzirão musicalmente as experiências interdisciplinares que também envolvem, simultaneamente, a dança, o teatro, a poesia e as artes visuais. Seguido de outros, o critério básico para a curadoria do Festival Somar foi a identidade cultural pernambucana.
Além de músicos, foram selecionados os artistas visuais Guto Barros e Assuba; o ator Lucas Bebiano e os dançarinos Rebeca Gondim, Ulinka Vitale, Klarissa Faye e Paulo Paz. Também foram escolhidos os poetas Ana das Neves, Luiz Amaik e Poeta Pato que recitarão suas poesias entre uma interação e outra. As gravações acontecerão nos dias 19 e 20 de março, no Instituto Federal de Pernambuco – Campus Olinda. O IFPE também divulgou recentemente o resultado da chamada interna, com 23 estudantes que auxiliarão a equipe técnica e oficineiros do evento.
Assinam a curadoria do Festival Somar a sua própria idealizadora, a artista visual Priscila Nascimento, o técnico de som Duda Lopes e o coordenador do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFPE/Campus Olinda, Leandro Viana. A seleção foi feita a partir de critérios como valorização de ritmos e instrumentos regionais, pluralidade, diversidade e versatilidade. Foram selecionados artistas que estudam o próprio corpo e suas poéticas, levantando questões intrinsecamente inerentes ao ser humano e suas ações na sociedade. “Recebemos propostas num altíssimo nível de qualidade, o que dificultou bastante escolher apenas 16 artistas, mas que também nos fez entender que estamos no caminho certo”, conta Priscila Nascimento.
Oficinas de Artes - Além da programação de shows, o Festival Somar também oferece ao público seis oficinas artísticas online de: Introdução à Aquarela, Desenho, Expressão Corporal, Literatura Performática, Criação de poesia e Confecção de zine e Criação de Criptoarte. Do dia 28 de março até 4 de abril, o público pernambucano poderá se inscrever para participar de forma gratuita das atividades ofertadas.
Mostra Digital - Ainda nascerá como fruto dessa grande Soma uma galeria virtual, onde serão expostas as peças criadas pelos artistas visuais durante das gravações e os registros fotográficos realizados por alunos e egressos do IFPE/Campus Olinda. As obras expostas na galeria Somar estarão à venda, possibilitando o giro econômico necessário para valorização e visibilidade dos artistas selecionados.
Para conferir a programação completa do evento, acesse o perfil do Instagram: @festivalsomar.
