Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Grupo percussivo Afojubá lança o videoclipe/single “Raiou o Sol”

Com 15 anos de atuação, o grupo percussivo Afojubá lança, no próximo dia 30 de junho (quarta-feira), o videoclipe/single “Raiou o Sol”, nas principais plataformas de streaming. Contemplada pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, a iniciativa conta com a produção musical de Paulinho Ogan e Rafael Alencar; a gravação, edição e masterização de Buguinha Dub; e a produção audiovisual de Adriano Lima com imagens aéreas de Alexandre Salomão, sob a produção executiva de Giovanna Teles (Araxá Produções).

GRUPO PERCUSIVO - O Afojubá batuque é um grupo de percussão, fundado em 2006, na parte periférica do bairro de Santo Amaro, na cidade do Recife, por jovens daquela região, sob a regência do percussionista João Alencar. João Afojubá, como assim hoje é conhecido, juntamente com os, também, músicos práticos Rafael Alencar, Marcos Aurélio, Emerson Silva e Gabriel Roger Alencar, todos advindos de projetos sociais onde aprenderam a tocar e fabricar instrumentos de percussão deram início ao grupo. Santo Amaro é um bairro que se destaca pelo alto índice de tráfico de drogas e a música foi a escolha desses jovens como alternativa à criminalidade.

Um dos objetivos do grupo, desde a sua fundação, é resgatar vidas dentro da comunidade através da percussão, ampliar os horizontes para além da periferia tanto no convívio social, como musicalmente. Por isso, desde 2006, realiza oficinas e ensaios abertos na Rua Mariz e Barros, no bairro do Recife Antigo, todos os domingos, durante todo o ano. Entretanto, as atividades do grupo encontram-se suspensas por não possuir sede própria para realizá-las, conforme as normas de convivência, em decorrência da pandemia da covid-19.

Tendo como referência os maracatus-nação ou maracatus de baque virado, manifestação de origem afro-brasileira surgida no estado de Pernambuco e, ainda, influenciado por mestres da cultura popular, o grupo executa, em seu repertório, ritmos tais como: o coco de roda, o maracatu, a ciranda, o baião, o afoxé, o caboclinho, o mangue beat, dentre outros, com arranjos próprios. É atração do carnaval do Recife e Olinda, entretendo e divulgando a cultura popular. Participou de festivais como o Tipóia Festival, em Tracunhaém, o Festival Tambor Caboatã, em Paulista, conduziu por 7 (sete) anos o famoso Bloco Mangue Beat pelas ladeiras de Olinda, e, ainda, integrou o Projeto Diversidade Percussiva a convite do grupo Quebra Baque; dentre outros eventos, demonstrando a sua presença permanente enquanto multiplicador de cultura.

Em 2012, o então regente do grupo, o músico João Alencar, hoje conhecido como João Afojubá, mudou-se para Berlim, na Alemanha, vindo a fundar em 2015 o grupo Afojubá Berlim, divulgando na Europa nossa cultura através da percussão. O grupo em Recife permaneceu, sendo regido por outros músicos até que em 2019 passou a ter à frente Rafael Alencar, irmão do citado percussionista e também fundador do grupo, passando de geração a geração essa responsabilidade enquanto difusor cultural.

Com o lançamento do single e do videoclipe Raiou o Sol, filmado em Santo Amaro, pretende-se marcar a trajetória do grupo comemorando os 15 anos de fundação e levar toda sua história ao alcance de mais pessoas, bem como provocar uma reflexão sobre a importante contribuição cultural dos grupos percussivos de Pernambuco.

< voltar para Lei Aldir Blanc