Ivo Barreto exibe o resultado da pesquisa cênica “O ator e a criação cênica digital”
Postado em: Artes Cênicas | Lei Aldir Blanc
Quiercles Santana/Divulgação

O experimento cênico trata do hibridismo presente nas performances teatrais contemporâneas
O ator e produtor Ivo Barreto exibe nesta sexta-feira (23), a partir das 20h, o resultado da pesquisa “O ator e a criação cênica digital: hibridismo ou nova linguagem?”, com o experimento cênico “Facínora”, que será exibido no YouTube.
Com recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, a pesquisa foi pautada na atuação cênica voltada para o hibridismo presente nas performances teatrais contemporâneas, buscando referências, conceituação e aprofundamento investigativo para o trabalho do ator a partir da relação com as novas tecnologias, as estratégias do xadrez e como pano de fundo para a trama o texto Ricardo III de William Shakespeare e o contexto político que envolve o Brasil, desde 2014 até aos dias atuais. A construção contou com a parceria do diretor e roteirista Eron Villar, o preparador de ator e diretor Quiercles Santana, o multiartista Marcondes Lima e o Videomaker Rogério Alves.
Com a chegada da pandemia o cotidiano e as relações estéticas foram completamente modificadas e agora estamos nos estruturando socialmente com novas possibilidades de começos e recomeços.
“Facínora” é o registro dessa pesquisa, com algumas reflexões que nortearão nosso caminho em busca de mais respostas e possibilidades de fiscalizá-las, para além desses dias de isolamento e ausência do teatro presencial.
Serviço
“Facínora”, com o ator Ivo Barreto
Quando: 23 de abril de abril (sexta-feira), às 20h
Transmissão pelo canal: youtu.be/efCitHODcFw