João Lin e Hassan Santos exibem performance “Inconsistência, Acaso e Erro” no YouTube
Postado em: Lei Aldir Blanc
Em “Inconsistência, Acaso e Erro” não existe ensaio. No projeto de livre improvisação dos multiartistas João Lin e Hassan Santos, todo encontro é “valendo” e todo o rascunho é obra. Desde 2017 experimentando nas fronteiras entre as artes visuais e sonoras, a dupla lançou no último sábado (19), sua primeira videoperformance, no YouTube.
Ao longo dos últimos quatro anos “Inconsistência, Acaso e Erro” já passou por espaços como a Galeria MauMau e o bar Iraq, propondo momentos de imersão que rompem as barreiras tradicionais entre artistas, obra e público. Com financiamento dos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, o projeto conseguiu um fôlego para experimentar também dentro do campo da videoarte. “Nesse ano de pandemia, o projeto precisou seguir sem público presencial. O formato de vídeo nos permitiu continuar o improviso e o erro somando outra linguagem”, comenta João Lin.
O vídeo de aproximadamente 10 minutos mescla registros da jam musical gravada em fevereiro no ateliê de Lin, em Olinda, com diversas interferências visuais. Na montagem psicodélica do artista experimental Grilowsky, veem-se desde projeções nos corpos dos artistas a ilustrações e pequenas animações. O som, captado e mixado por Catharine Pimentel, revela-se em texturas variadas tendo o baixo (Lin) e a guitarra (Santos) como base e as distorções, ruídos e sintetizadores como recursos.