Kika Farias inicia temporada “Mimos de Histórias” neste sábado (13), com transmissão on-line
Artista realiza seis contações de histórias pelo Youtube e redes sociais. O repertório reúne poesias, lendas nordestinas e contos africanos
Postado em: Lei Aldir Blanc
Lendas nordestinas, contos africanos, poesias, canções e literatura de cordel fazem parte do repertório da artista pernambucana Kika Farias, que decidiu compartilhá-las com o público através do projeto “Mimos de Histórias”. A primeira temporada do projeto terá seis apresentações transmitidas ao vivo pelo Youtube bit.ly/MimosdeHistorias_1302, a partir deste sábado (13/2), às 11h. A temporada é uma opção de lazer com arte para crianças e adultos. O acesso às transmissões é gratuito e as apresentações contarão com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade às pessoas surdas. A temporada de Mimos de Histórias contará com seis apresentações, nos dias 13, 20 e 27 de fevereiro e 6, 13, 20 de março, sempre às 11h.
“Contar histórias para mim é uma missão, é uma forma de aproximar poeticamente as pessoas. Trabalho há 14 anos contando histórias”, afirma Kika Farias, que também atua como atriz em filmes e séries de TV.
“Mimos de Histórias” tem ilustração de Raoni Assis na sua concepção visual. As transmissões online são coordenadas por Márcio Fecher, responsável pelo Gota Serena Live Streamer. O projeto tem o incentivo da Lei Aldir Blanc, através do Edital Criação, Fruição e Difusão – LAB PE, do Governo do Estado de Pernambuco, Secult, Fundarpe.
Neste sábado (13/3), Kika apresenta a “Passageira”, uma intervenção literária com poesia popular e sotaque nordestino, que promete cativar o coração do público. A artista ‘alinhava’ canções, poesias, cordel, adivinhas e ditos populares, com muito afeto e bom humor. Contos e poesias de Ariano Suassuna, Clarice Lispector, Cora Coralina, Eduardo Galeano, Manoel Bandeira e Patativa do Assaré estão presentes no espetáculo.
Nas demais apresentações, Kika contará histórias de diversas origens, como as lendas nordestinas Comadre Fulozinha e Caipora e contos africanos de Moçambique. No conto “Pacha.Mama”, a artista traz dança, música e histórias que celebram a vida e o sagrado feminino. Em “A Loja de Relógios”, Kika Farias conta a história de Maria, seu “vô Pedin”, com memórias e afetos do tempo de criança no interior de Pernambuco. Também fazem parte do repertório contos tradicionais como “Os compadres corcundas” e “Um presente para o rei”.
TRAJETÓRIA - Kika Farias é atriz, contadora de histórias, arte educadora e produtora cultural. Formada na Escola Técnica de Teatro Martins Penna (RJ), iniciou na arte de contar histórias pesquisando a oralidade popular. Criou seus projetos de contação de histórias a partir das lendas, parlendas, adivinhas, versinhos, cordéis e cantigas de roda.
A artista já levou seu repertório de histórias para espaços como escolas, livrarias, bibliotecas, praças e teatros. Participou de festivais e encontros de contadores de histórias: Festival Carioca de Contação de Histórias (2016), Festival de Contação de Histórias de Ponta Grossa (2019), Festa Literária – Cotidiano Leitor (2019) e Encuentro de contadores de histórias y Leyendas, Buga – Colômbia (2019) e ECOH em Londrina (2020). Atualmente, Kika Farias está em formação em Licenciatura do Teatro, na Cesgranrio, e realiza apresentações online, devido a pandemia da Covid-19.
Serviço
Mimos de Histórias, com Kika Farias
Apresentações: 13, 20 e 27 de fevereiro, e 06, 13, 20 de março, sempre às 11h
Acesso gratuito
Transmissão ao vivo através do Youtube, Facebook e Instagram
Youtube: bit.ly/MimosdeHistorias_1302
Facebook: www.facebook.com/kika.farias85
Instagram: @MimosdeHistorias
