Mostra Periférica terá terceira edição com filmes latino-americanos
As inscrições de curtas-metragens podem ser feitas até 17 de fevereiro
Postado em: Audiovisual | Lei Aldir Blanc
A Periférica – Mostra de Cinema de Camaragibe terá sua terceira edição de 23 a 28 de março de 2021, em formato on-line, devido a pandemia do novo coronavírus. A Periférica terá exibição de curtas-metragens, oficinas e sessões especiais com exibição de longas-metragens.
Uma das novidades desta edição é que a Periférica se torna internacional, incluindo filmes de países da América Latina, além dos brasileiros. A mostra está com inscrições abertas para curtas-metragens produzidos a partir de janeiro de 2019.
Os interessados devem efetuar a inscrição gratuitamente até 17 de fevereiro de 2021. O formulário de inscrição para filmes brasileiros está disponível no link: bit.ly/Inscricoes_curtasbrasileiros. Os realizadores estrangeiros devem se inscrever através do link: bit.ly/Producciones_LatinoAmerica.
A Mostra Periférica é realizada pelo Pós – Traumático Coletivo, Tacamacaca Produções, Maat Produções e Cineclube Universo Paralelo, com incentivo da Lei Aldir Blanc, através do edital lançado pela Secretaria de Cultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco.
A Periférica a cada edição presta uma homenagem a uma personalidade de Camaragibe. Nesta edição, o evento terá como homenageada Dona Dora, liderança da cultura popular que, desde 1965, mantém o Boi Rubro Negro, tradicional agremiação carnavalesca de Camaragibe, com sede no bairro Alto Santo Antônio.
OFICINAS - O Lab Produção será ministrado, no dia 27 de março, pela produtora Anna Andrade, que abordará experiências e etapas da produção audiovisual e realização de curtas-metragens. Anna Andrade é diretora, produtora e distribuidora audiovisual, fundadora da Tarrafa Produtora.
O roteiro de ficção será abordado na oficina Ponto de Virada – Escritas de Si, facilitada por Márcio Andrade, nos dias 23 e 24 de março. Durante a oficina, os participantes irão criar roteiros de auto-ficção a partir de suas próprias histórias de vida e dos seus arquivos pessoais (objetos, fotos, áudios, vídeos etc). Márcio Andrade é roteirista, pesquisador, educador e produtor, coordenador da Combo Multimídia.
Na oficina Teatro Imagem: Do Real ao Decolonial, nos dias 25 e 26 de março, Wagner Montenegro aborda uma das sete técnicas do Teatro do Oprimido, conduzindo os participantes a investigar as possibilidades estéticas que discutam a opressão racista que enfrentam corpos negros e não-brancos. Wagner Montenegro é ator, palhaço e cientista social, e um dos fundadores do Núcleo de Experimentações em Teatro do Oprimido.
DIVERSIDADE - A Periférica terá formato não-competitivo. Podem ser inscritas obras nas categorias de ficção, animação, documentário ou experimental com duração de no máximo 25 minutos. Curtas que tenham recursos de acessibilidade terão prioridade na seleção. Os filmes inscritos serão avaliados
por uma comissão curadora e o resultado deverá ser divulgado até o dia 16 de março de 2021 através das redes sociais do evento.
A programação da Periférica será composta pelas seguintes sessões não-competitivas: Mostra Aquarela, para curtas metragens nacionais; Mostra Josenita Duda, para curtas metragens realizados por mulheres cis/trans e público LBTQAI+; Mostra Origens, para curtas metragens feitos por realizadores e realizadoras negros e negras, indígenas e povos ciganos; e Mostra Dona Dora, para curtas metragens produzidos em países da América Latina (com exceção do Brasil, que já há uma mostra específica para os filmes nacionais).
SOBRE O EVENTO - A Periférica – Mostra de Cinema de Camaragibe nasceu em 2017 como cineclube com o objetivo de propagar filmes de diversos formatos para moradores e visitantes de Camaragibe (PE), cidade que integra a Região Metropolitana do Recife. O intuito da mostra Periférica é tornar a sétima arte mais acessível, contribuindo para a fruição artística, a formação do senso crítico e a construção de ações de transformação política e de cidadania. A primeira e segunda edição tiveram exibições no Cine Teatro Bianor e em escolas públicas de Camaragibe. Em 2021, o festival será online, devido a pandemia do novo coronavírus.
Serviço
Inscrições de curtas-metragens na Periférica – III Mostra de Cinema de Camaragibe
De 3 a 17 de fevereiro
Acesse o regulamento e fichas de inscrições nos links:
Versão em Português: bit.ly/Regulamento_PT_Periferica
Formulário para filmes brasileiros: bit.ly/Inscricoes_curtasbrasileiros
Versão em Espanhol: bit.ly/Reglamento_Periferica
Formulário para filmes de países da América Latina: bit.ly/Producciones_LatinoAmerica
Lab Produção
Dia 27 de março, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Facilitadora: Anna Andrade
Participantes: 30 vagas
Público-alvo: Pessoas jovens e adultas a partir de 16 anos que ainda não submeteram projetos nos editais do Funcultura ou que ainda não produziram seus filmes. Pessoas residentes na região metropolitana e também no interior, mulheres, pessoas negras, e público LGBTQIA+.
Informações e inscrição: abre.ai/labproducao
Oficina Ponto de Virada – Escritas de Si para Roteiros de Ficção
Dias 23 e 24 de março, das 18h30 às 21h30
Facilitador: Márcio Andrade
Participantes: 25 vagas
Público-alvo: Pessoas jovens e adultas a partir de 16 anos com interesse na escrita de roteiro de ficção a partir das próprias memórias e histórias de vida.
Informações e inscrição: abre.ai/pontodevirada
Oficina Teatro Imagem: Do Real ao Decolonial
Dias 25 e 26 de março, das 18h30 às 21h30
Facilitador: Wagner Montenegro
Público-alvo: Pessoas jovens e adultas a partir de 16 anos. Educadoras e educadores interessados no trabalho do Teatro do Oprimido para a prática pedagógica. Pessoas interessadas no diálogo sobre o racismo e sobre a Estética do Oprimido. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre o tema.
Participantes: 20 vagas
Informações e inscrição: abre.ai/teatroimagem
Informações:
perifericamostra@gmail.com
