Nino do Espírito Santo disponibiliza documentário “Surfburbio” no YouTube
Postado em: Audiovisual | Lei Aldir Blanc
O diretor Nino do Espírito Santo, em parceria com o Coletivo Ficcionalizar, disponibilizou nesta sexta-feira (30), no YouTube, o documentário “Surfburbio”. Contemplado pelos recursos da Lei Blanc em Pernambuco, o filme conta a trajetória do surf na comunidade do Ibura, subúrbio da cidade do Recife, nas décadas de 80 e 90, e apresenta alguns dos seus principais pioneiros, como Léo Matias, Léo Marreco, Josuel Salvador, Eduardo Vasconcelos, Luiz Lula, Henrique Alexandre, Lenilson Lacerda, José Eduardo e Marcílio Cobra.
Chamados, entre outras atitudes preconceituosas, de “surfistas de maré”, o filme mostra como o elemento de resistência sociocultural dos surfistas transformou o movimento num fenômeno social na comunidade do Ibura. Como o surf, predominantemente de ricos, por exigir, por exemplo, uma prancha, algo caro, pôde triunfar entre jovens sem recursos econômicos? Como foi possível que num subúrbio distante do mar o surf tenha tido essa repercussão, que vem até hoje? Como esses jovens chegavam até ao mar e se apoderavam desse território como se ele pertencesse à própria comunidade?
O filme ultrapassa o umbral das entrevistas de documentário ao reconstruir cenas como a travessia, pelos surfistas, do rio para chegar até ao mar ou, durante a época que o surf foi proibido pelo Estado, o ataque dos bombeiros aos surfistas para lhes tirar a prancha. A prancha incendiando-se na praia, destino de muitas pranchas na época, marca o símbolo da resistência do movimento e se apresenta como o final redentor do filme.