Pesquisa audiovisual explora história do coco de roda em Igarassu
Postado em: Lei Aldir Blanc
Partindo da necessidade em reconhecer o panorama cultural da cidade de Igarassu no que tange seus aspectos, práticas e fazeres acerca o coco de roda, o projeto ” Na rota do coco: caminhos e tradições do coco de roda em Igarassu” busca navegar um pouco nos saberes e fazeres das comunidades de onde emergiram e permanecem as sambadas do Coco de Olga (no bairro do Rosário, localizado no centro de Igarassu, oriundo da família da matriarca do Maracatu Nação Estrela Brilhante de Igarassu, Olga Batista de Santana) e do Coco de Itapuã (oriundo da zona rural de Igarassu). A partir do desenvolvimento de pesquisa documental e entrevistas com as comunidades, o resultado do projeto foi dividido na composição de dois curtas-metragens.
“Na rota do coco” recebeu financiamento da Lei Aldir Blanc pelos editais do município de Igarassu. Carlos Emanuel dos Santos, músico e fundador do Grupo Coco Juremado e mais conhecido como Carlos Boró, assina a produção, roteiro e direção dos dois documentários, contando com a seguinte equipe técnica: Suzana Queiroz na pesquisa e revisão textual, fotografia e edição de imagens por Lilith e Canynana, além de Leandro Assis na assistência de produção.
No último dia 13 de março, ocorreu o lançamento do primeiro documentário via transmissão ao vivo pelo Youtube, o qual buscou registrar a memória e fazeres do Coco de Olga. A produção pode ser acessada através do link: https://youtu.be/6UGJGMCsEJ4.
Já no dia 20 de março, aconteceu o lançamento do segundo curta-metragem resultado da pesquisa “Na Rota do Coco”, o qual debruça-se sobre as práticas e saberes do Coco de Itapuã. O evento também contou com participação de pesquisadores, brincantes e integrantes das comunidades pesquisadas, como Prof. Dr. João Morais (UFRPE), Leandro Assis (Grupo Coco Juremado) e Joel Carlos Francisco (Grupo Rala Coco Maria).