Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

Práticas e Poéticas do Corpo e Cultura Ballroom mistura voguing e frevo em aulas on-line

Projeto com oficinas ministradas pelo dançarino, pesquisador, professor de dança e escritor Edson Vogue recebeu apoio da Lei Aldir Blanc

Divulgação

Divulgação

Edson Vogue é dançarino, pesquisador, ator, professor de dança e escritor

Tomando como ponto de partida o estudo das poéticas corporais presentes na Cultura Ballroom, o dançarino, pesquisador, professor de dança e escritor Edson Vogue apresenta vai oferecer uma série de aulas on-line gratuitas com apoio da Lei Aldir Blanc. O projeto Práticas e Poéticas do Corpo e Cultura Ballroom quer estimular a consciência do corpo e explorar possibilidades criativas, utilizando elementos de investigação, improvisação e composição, misturando dois estilos aparentemente incompatíveis: voguing e frevo.

Os mini workshops incluirão aulas teóricas e práticas que serão compartilhadas nas redes sociais do próprio Edson Vogue e no Instagram oficial da House of Guerreiras (instagram.com/houseofguerreirasbr), coletivo de Cultura Ballroom que ele administra no Recife desde 2016.

Serão seis aulas de aproximadamente 50 minutos de duração, nas quais o professor irá apresentar os princípios de movimento do frevo com seus recortes sociais que levam ao passo e sua junção com o voguing através das bases organizacionais, buscando amplificar o debate sobre feminilidade, negritude e promoção da individualidade ALGBTTIQ+, no contexto das vivências estéticas urbanas recifenses.

A aula inaugural será realizada sob o formato de live, via Zoom, onde participantes poderão debater e tirar dúvidas acerca dos temas que integram a ementa do projeto. Interessados em participar da aula inaugural e do debate devem entrar em contato, mandando mensagem para o Instagram da House of Guerreiras (@houseofguerreirasbr) até as 16h do dia 27 de fevereiro.

Sobre o professor

Edson Vogue é dançarino, pesquisador, ator, professor de dança e escritor. Começou a dançar profissionalmente em 2010, embora tenha iniciado no Voguing em 2008 e no Balé Clássico em 2009. Em 2011, passou a integrar o grupo de frevo Guerreiros do Passo (Recife – PE). Em 2015, foi convidado por Bárbara Wagner e Benjamin de Burca para o videoinstalação “Faz que Vai”, culminando no projeto de aulas anexas às exposições em Portugal e na Fundaj/2019. Em 2016, licenciou-se em Dança pela UFPE. Em 2017, teve seu artigo “Dance your PhD” publicado na revista Temas IMESC. A partir da pesquisa sobre as corporeidades do frevo e do voguing, Edson Vogue criou a técnica e o conceito do Frevoguing, estilo que intersecciona não apenas as bases organizacionais entre as duas danças, mas as suas historicidades. Pioneiro no estudo de voguing em PE, ministra workshops de voguing e cultura ballroom no Brasil e no Exterior.

Confirma o cronograma de disponibilização das aulas:

27/2
- Aula Inaugural/Debate (Live)
- Aula 1: Cultura Ballroom e Vivências Regionais

3/3
- Aula 2: Vogue – História e Os 5 Elementos do Vogue Femme

10/3
- Aula 3: Frevo e a Modalidade “Mulher Pernambucana”

17/3
- Aula 04: Frevoguing

24/3
- Aula 5: Expressões Urbanas

31/3
- Aula 6/Culminância (Live): Cultura, Arte e Memória ALGBTTIQ+

< voltar para Lei Aldir Blanc