Projeto “A Sagrada Cultura Popular” reúne mestres do Maranhão, Bahia e Pernambuco
Postado em: Cultura popular e artesanato | Lei Aldir Blanc
Idealizado pela jornalista e produtora cultural Christiane Rocha, o projeto “A Sagrada Cultura Popular” promove nesta terça-feira (22), a partir das 20h, ao vivo pelo Canal da Ponte no YouTube, “Um diálogo musical, social e intelectual” com mestres e integrantes de grupos atuantes na cultura popular dos estados do Maranhão, Bahia e Pernambuco que expressam o sagrado das tradições afro-brasileiras no palco e desenvolvem um trabalho de salvaguarda das diferentes expressões culturais que deram origem a brasilidade e a cultura nacional.
O encontro virtual, que conta com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, terá como convidados as Caixeiras do Divino Espírito Santo da Família Menezes (MA), o Maestro Ubiratan Marques (BA), integrantes dos grupos Bongar e Orí (PE) e ainda vai contar com uma participação especial do mestre Sapopemba, de Alagoas.
A ação tem como objetivo fazer o espectador refletir sobre a importância das raízes ancestrais afro-brasileiras na construção da identidade cultural e como mantê-las vivas nos dias atuais, além de valorizar a história de vida dos mestres, e de registrar na visão de cada um deles o porquê da cultura popular ser sagrada.“É uma vida dedicada à cultura de tradição. É um modo de vida recheado de muita fé, religiosidade, música, ritmos, cores, sons e sabores repassados pelos pais, avós, tios e ancestrais. É uma oportunidade única de ter acesso a uma parte da história do Brasil que muitos não conhecem”, conta Rocha.
“Essa mistura de culturas regionais vai aproximar as pessoas e pode romper muitas barreiras e preconceitos”, acredita Chris Rocha. Segundo ela, “o encontro será surpreendente e cheio de ensinamentos porque os participantes são exemplos de vida, resistência e existência. É um sonho para qualquer amante da cultura popular e para todas as pessoas que estão em busca de conhecer suas raízes ancestrais”, finaliza a idealizadora do projeto.
Serviço
Live “Um diálogo musical, social e intelectual”
Quando: 22 de fevereiro de 2022 (terça-feira), às 20h
Transmissão pelo canal TV da Ponte: www.youtube.com/channel/UClbgVF9dEj66bcn-Kzsy6-A