Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Projeto reúne coletânea de cartas feita por grupo de encontro sobre masculinidades

A Coletânea “Cartas aos Pais”, uma reunião de cartas, poesias, desenhos, contos e outros materiais desenvolvidos por participantes de um grupo online de conversa sobre masculinidades, foi lançada no último domingo (8), Dia dos Dais. O projeto, que conta com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, desdobra as produções feitas pelo grupo em quatro diferentes obras: um livro, dois vídeos (um curta e uma videoperfomance) e um site, que sistematiza o conjunto de materiais e ainda reúne peças extra.

A iniciativa nasceu de encontros de conversa sobre o livro “Além do Herói”, em que o psicanalista norte-americano Allan Chinen discute os problemas da masculinidade em uma sociedade patriarcal como a que vivemos através de contos antigos vindos de diferentes culturas. Um dos temas básicos do livro de Chinen é a necessidade de reinvenção do relacionamento dos homens com as figuras masculinidades de referência em sua formação, como pais, tios e professores.

O facilitador do grupo e coordenador do projeto, Vinícius Andrade, afirma que “a experiência e a discussão nos mostram que há, de fato, uma falha básica na educação dos homens em nossa cultura e que essa falha não só produz machucados em nós mesmos, mas também faz com que a gente os reproduza nas relação com as pessoas ao nosso redor”.

O tema não foi previamente proposto ao grupo, tendo surgido como fruto das inquietações dos participantes – o que acabou guiando todo o processo criativo da livro, dos vídeos e do site. Hassan Santos, responsável pela programação visual do projeto, explica que “todo o grupo parecia que buscava referências masculinas saudáveis e fomos inclinados a rever nossas memórias e outros arquivos materiais que servissem de suporte para análise: fotos, textos, desenhos e outras fontes emaranharam-se eclodindo no projeto total e gráfico que é uma coletânea”.

Além do site, o projeto conta ainda um curta realizado pelo grupo. O vídeo foi produzido por participantes com trajetória profissional na área de audiovisual, como o montador Caioz, que comentou: “foi um processo muito colaborativo, em que partimos sempre dos materiais, vozes, textos, elementos e trocas oferecidas pelo grupo. Daí, nós começamos a criar nuances que contemplassem os problemas e desafios dessas relações com figuras masculinas”.

Serviço
“Carta aos Pais”
Site: cartasaospais.hotglue.me
Instagram: @cartas.aos.pais
Youtube: www.youtube.com/channel/UCNaTGszTt20DjQf3uBc572w

< voltar para Lei Aldir Blanc