Projeto “Voo de Andorinha” lança seis videos-aulas sobre frevo
Postado em: Artes Cênicas | Lei Aldir Blanc
O projeto “Voo da Andorinha: Um salto de possibilidades no dançar frevo” surge com a finalidade de dar continuidade à pesquisa teórico-prática dos passistas Jefferson Figueiredo e Rebeca Gondim, visando também ampliar e difundir a dança frevo para além do ciclo carnavalesco e dos corpos estereotipados; estudar o frevo e vivenciar no corpo suas mudanças e transformações ao longo de sua história; proporcionar e estimular o movimento do corpo de modo mais criativo respeitando as individualidades de cada pessoa.
A ideia é que cada pessoa encontre seu jeito de dançar frevo, e, a partir de suas referências, se reconheça enquanto corpo pulsante e em movimento. Pensada para o público de passistas e não passistas, a oficina foi filmada no Paço do Frevo e nas ruas do Recife Antigo, e disponibilizou seis aulas publicadas a partir do dia 10 de março deste ano, no Youtube do projeto.
Este projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio de edital lançado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco.
Jefferson Figueirêdo (PE) - Passista de frevo e artista da dança. Mestrando em Dança e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dançapela UFBA, e em Dança Educacional e Inclusão pela CENSUPEG. É licenciado em Dança pela UFPE e tem formação nométodo Pilates. Desenvolve pesquisa acerca da dança frevo e como intérprete-criador atua na área das dançastradicionais e dança contemporânea. Integra a Cia. de dança Artefolia e o grupo Cláudio Lacerda/Dança Amorfa,além de desenvolver trabalhos como artista independente.
Rebeca Gondim (PE) - Possui formação em danças populares, com ênfase no Frevo. Atualmente é artista criadora na Coletiva, no ColetivoEncruzilhada, e no Coletivo Saída de emergência. Já foi dançarina da Cia frevo do Recife e Grupo Experimental dedança. Realizou apresentações em eventos como: Carnaval Multicultural do Recife, Festival de Inverno deGaranhuns, Festival Internacional de dança do Recife, 12º Mostra Brasileira de Dança, Comissão de frente da EstaçãoPrimeira de Mangueira no Carnaval do Rio de Janeiro, em 2008 e realizou intercâmbio artístico-cultural na Suíça eFrança. É artista criadora dos solos Na Malandragem do Feminino (2014) e Terezinha (2015) e Virada no Mói deCoentro (2018). Graduação em Licenciatura em Dança na UFPE. Estudante da Especialização em EstudosContemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia.
Ficha técnica:
Idealizadores, passistas de frevo e facilitadores da Oficina “Vôo da Andorinha: um salto de possibilidades no dançar frevo”: Jefferson Figueirêdo e Rebeca Gondim
Produção Executiva: Renata Teles
Filmagem e Edição de Vídeo: Rogério Alves 423
Social Media: José Terceiro
Apoio: Paço do Frevo