Curso Ficcionalizar abre inscrições gratuitas para formação audiovisual no Quilombo Onze Negras
Com incentivo da Lei Paulo Gustavo (LPG), atividade visa proporcionar uma vivência completa no processo de criação da linguagem
Postado em: Audiovisual | Formação Cultural | Lei Paulo Gustavo
O curso Ficcionalizar oferece aulas de direção, roteiro, direção de arte, captação de som, produção, preparação de elenco e edição no município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. A atividade está com inscrições abertas até esta sexta-feira (20) para aulas de formação audiovisual na Escola Municipal Quilombola Onze Negras. A iniciativa é gratuita e oferece 40 vagas para adolescentes a partir de 16 anos e jovens de todas as idades, com preferência para moradores da comunidade e demais residentes da cidade. A iniciativa conta com o incentivo da Lei Paulo Gustavo (LPG).
A formação oferece acessibilidade comunicacional nas aulas, com interpretação em libras, e inclui oficinas nas áreas supracitadas com profissionais especializados. Com o apoio de facilitadores que vivem a essência da comunicação popular, os participantes do curso vão fazer um filme cumprindo todas as etapas do processo cinematográfico, desde o roteiro até a exibição.
Com o lema Só a Ficção Pode Salvar a Realidade, o curso tem como objetivo proporcionar uma vivência completa no processo de criação audiovisual permitindo que participantes desenvolvam habilidades práticas e teóricas para se tornarem profissionais no campo do cinema a partir das experiências da realidade local.
A formação é dividida em dois módulos que acontecem no início de 2025: Módulo 1 – Contar: Criação de um Documentário, que acontece de 7 a 21 de janeiro (terças, quartas e quintas-feiras), das 8h às 12h e das 14h às 18h; Módulo 2 – Recontar: Criação de uma Docuficção, que ocorre de 28 de janeiro a 23 de fevereiro (sábados e domingos), das 8h às 12h e das 14h às 18h. As inscrições podem ser realizadas no formulário on-line, ou diretamente na Escola Municipal Quilombo Onze Negras.
Reconhecido pela Fundação Palmares, o Quilombo Onze Negras está localizado no Engenho Trapiche, no município do Cabo de Santo Agostinho e é um dos dois quilombos existentes na Região Metropolitana do Recife, junto com o Xambá, em Olinda.

