Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Espetáculo que une circo contemporâneo e frevo tem apresentações gratuitas no Recife

A artista da dança Inaê Silva e os circenses da Cia Devir levam “Circo em Fervo” para a Praça do Hipódromo

Foto: Will Oliveira

Foto: Will Oliveira

João Lucas Cavalcanti, Vitor Lima e Inaê Silva

Com incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), do Governo do Estado, o espetáculo “Circo em Fervo” leva ao público uma vibrante fusão entre o circo contemporâneo e o frevo, com apresentações gratuitas no Recife.

Criada pela artista da dança Inaê Silva e pelos artistas circenses João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima, da Cia Devir, a performance será apresentada no dia 31 de maio, às 17h30, na Praça do Hipódromo, e no dia 2 de junho, às 10h, na Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, no bairro da Encruzilhada — esta última com audiodescrição.

O projeto integra a programação do “Pegando Fogo!” e nasce de uma pesquisa colaborativa que explora as conexões entre as linguagens do circo e do frevo. Mais do que uma junção de estilos, “Circo em Fervo” propõe uma criação híbrida, onde os movimentos das duas artes se encontram sem hierarquias ou estereótipos, oferecendo uma experiência cênica original e envolvente.

Desde sua fundação, a Cia Devir tem como foco o diálogo entre o circo e outras expressões artísticas, como o audiovisual e a dança. A parceria com Inaê Silva — reconhecida nacionalmente como passista, pesquisadora e intérprete-criadora — amplia esse horizonte, unindo tradição popular e linguagem contemporânea. Inaê traz em sua trajetória a formação em danças populares do Nordeste, balé clássico e dança contemporânea, o que se reflete em releituras potentes e sensíveis.

O processo criativo do espetáculo teve início com uma residência artística que incluiu aulas na Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, trocas com profissionais das áreas envolvidas e uma intensa fase de experimentação. A primeira versão da obra, com um tom mais festivo e carnavalesco, foi apresentada em 2024 em locais como o Instituto do Autismo, o Centro de Artes e Comunicação da UFPE e na abertura oficial do Carnaval do Recife, com o bloco Escuta Levino. Um videocirco, registro audiovisual da obra, também foi gravado em pontos marcantes do centro do Recife.

Agora, a nova versão do espetáculo aprofunda o diálogo entre as duas linguagens, explorando afinidades como o uso do chão, os impulsos corporais, os saltos e a exploração criativa do espaço cênico. O resultado é uma celebração do encontro entre ar e terra, corpo e movimento, tradição e invenção, convidando o público a participar de forma ativa no espaço público.

“Circo em Fervo” é, acima de tudo, um convite a vivenciar uma convergência poética e energética entre duas potentes expressões da arte brasileira.

SERVIÇO:
Apresentações do projeto Pegando Fogo!
Datas, horários e locais:
Dia 31 de maio, às 17h30, na Praça do Hipódromo
Dia 02 de junho, às 10h, na Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges (Rua Castro Alves, 440 – Encruzilhada) – Com audiodescrição
Gratuito

 

< voltar para Lei Paulo Gustavo