Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Estão abertas as inscrições para a oficina Páginas desviantes: Livro de artista com crianças

Iniciativa conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo em Pernambuco, por meio da Secult-PE, e é voltada para crianças de seis a dez anos

Bruna Mascaro/Divulgação

Bruna Mascaro/Divulgação

A oficina é resultado de uma pesquisa que Camila Storck tem desenvolvido voltada para a investigação do livro de artista como elemento criativo que proporciona uma prática de leitura de mundo mais consciente e libertadora

Estão abertas as inscrições para a oficina gratuita Páginas desviantes: Livro de artista com crianças, ministrada pela educadora, artista gráfica e pesquisadora Camila Storck. Durante três tardes, os participantes terão a oportunidade de experimentar e criar, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), seus próprios livros de artista. A ação é voltada para crianças de seis a dez anos, com duas turmas disponíveis, sempre das 13h às 17h. A primeira com aulas nos dias 17, 18 e 19 de julho; e a segunda nos dias 23, 24 e 25 de julho. Haverá tradução em Libras para pessoas com deficiência auditiva. A iniciativa conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo em Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE).

A oficina é resultado de uma pesquisa que Camila Storck tem desenvolvido no mestrado em Artes Visuais nas Universidades Federais de Pernambuco e Paraíba (UFPE/UFPB), voltada para a investigação do livro de artista como elemento criativo e educativo, que proporciona uma prática de leitura de mundo mais consciente e libertadora.

Cada um dos encontros terá um eixo de pesquisa e de experimentação gráfica, com apresentações de livros de artista e de técnicas de criação, de modo a ampliar o repertório cultural dos participantes e estimular o olhar crítico. Segundo a educadora, “este é um projeto que busca oferecer possibilidades de criação que vão de encontro com as experiências e as subjetividades de cada criança, dentro de um contexto coletivo”.

Com caráter prático e expositivo, a oficina é uma oportunidade para as crianças produzirem suas obras a partir de diferentes técnicas de criação e experimentação. Os exercícios serão conduzidos de forma a valorizar a expressão sensível de cada jovem, além de incentivar a manifestação artística como forma de comunicação. “É algo que possibilita o desvio dos processos convencionais de produção, permitindo uma vivência mais expandida e criativa. É um disparador de novas experimentações e diálogos”, reforça Camila Storck.

A pesquisadora também participará de uma roda de conversa marcada para o dia 20 de julho, às 14h, no Mamam, durante o lançamento de dois livros: Eu nunca leio, só vejo as figuras (editora Lote 42), de Amir Brito Cadôr, que trata da aproximação de livros de artista com as estruturas e gêneros típicos dos infantis e ilustrados; e Automação e autonomia: dois ensaios sobre design (editora Clube do Livro do Design), de J. Dakota Brown, que aponta para a materialidade do design gráfico a partir de sua história e de seus processos de produção.

Camila Storck é educadora, artista gráfica e mestranda em artes visuais pelo Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais da UFPB/UFPE. É bacharel em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com habilitação em Artes Gráficas, e especialista em Arte Educação pelo Senac (SP). Há alguns anos, tem trabalhado como professora de arte do ensino fundamental da rede privada e se dedicado a diversos projetos de formação e criação artística para crianças e adultos. Foi cofundadora do Varal, coletivo de arte-educação para crianças e educadores, e hoje é integrante do Coletivo Ziguezague, que atua no desenvolvimento de dispositivos artísticos e educativos.

Serviço:
Oficina Páginas desviantes: Livro de artista com crianças
Inscrições de 2 a 12 de julho
Datas: 17, 18 e 19 de julho (turma 1) e 23, 24 e 25 de julho (turma 2)
Horário: 13h às 17h
Local: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Rua da Aurora, 265 – Boa Vista, Recife)
Inscrições disponíveis na bio do @paginas_desviantes

< voltar para Lei Paulo Gustavo