Exposição imersiva une técnicas de desenho e ideias de dança em Garanhuns
A exposição integra o núcleo de pesquisas artísticas Confraria 27
Postado em: Artes Visuais | Home | Lei Paulo Gustavo | Secretaria de Cultura
Com incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, a exposição “Para fazer dançar as linhas” será inaugurada nesta sexta-feira (11/04), às 14h, no Centro Cultural Sesc Garanhuns, com entrada gratuita. A criação é assinada pelo artista Rafael Sisant que, desde 2014, pesquisa intersecções entre artes visuais e dança no processo criativo da criança.
A exposição “Para fazer dançar as linhas”, que fica em cartaz até 11 de julho, é um desdobramento do livro homônimo do artista, lançado em 2023. Para transformar as páginas de sua publicação em uma ocupação visual, o artista experimentou técnicas para gerar um espaço de imersão, com obras interativas e sensoriais.
“A exposição é uma ação artístico-pedagógica em campo expandido. O meu objetivo é apresentar ao público, independente da faixa etária, as possibilidades de interagir com as obras para além do olhar, mostrando ao público que desenhar enquanto dança e vice-versa é possível, educativo e divertido”, detalha Sisant.
Entre as obras, haverá a tecnologia assistiva de uma tela LED com mediador virtual. O recurso permite a acessibilidade do projeto para o público não-leitor e cego, além da janela de Libras. O ambiente também é acessível para pessoas com baixa mobilidade.
Sobre Rafael Sisant:
Rafael Sisant é artista visual, bailarino, curador, cenógrafo, expógrafo e arte educador. Nascido em Jequié (BA), reside em Pernambuco desde 2012. É coordenador e produtor cultural da Confraria 27, núcleo de pesquisas artísticas, onde desenvolve investigações em artes visuais e dança. É licenciado em artes visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco e especialista em gestão e docência pela Uninassau. Tem formação em dança pela Cia. de Dança do Sesc Petrolina. Atualmente, atua como professor de artes visuais no Centro Cultural do Sesc Garanhuns, onde desenvolve atividades formativas e coordena a programação de artes visuais e seus espaços expositivos.
Serviço:
Exposição “Para Fazer Dançar As Linhas”
Abertura: 11 de abril, às 14h
Local: Hall do 2º andar do Centro Cultural Sesc Garanhuns
Visitação: 11 de abril a 11 de julho
Entrada gratuita
