Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Gael Vila Nova lança audiovisual Você Não Merece o Frevo

Com incentivo da LPG-PE, artista autoral apresenta visualizer com interpretação de libras e direção de Cecília Távora

Cecília Távora/Divulgação

Cecília Távora/Divulgação

Gael Vila Nova

O caruaruense — artista pernambucano autoral — lança o audiovisual Você Não Merece o Frevo, sua mais nova canção, produzida musicalmente por Renato Bandeira, guitarrista da SpokFrevo Orquestra. Com interpretação de libras e direção, produção e fotografia de Cecília Távora, o visualizer, já disponível nas plataformas digitais, reúne cenas na cidade de Olinda (PE). O projeto tem o incentivo da Lei Paulo Gustavo de Pernambuco (LPG-PE).

“Disse para mim mesmo: vou lançar um frevo, então tenho que dançar. Fiz aulas de frevo em Caruaru, com o professor Carlos Eduardo, e consegui performar na gravação do audiovisual, pelas ruas olindenses”, conta o cantor e compositor.

Recentemente, ele fez o lançamento da música Você Não Merece o Frevo. Essa novidade também é acompanhada por uma equipe de músicos de referência do gênero no Brasil e no mundo. A capa da canção é assinada pelo artista Matheus Miguel, pernambucano assim como toda a equipe envolvida neste trabalho de Gael, à frente também da concepção do figurino, confeccionado por Ser Imenso.

“A letra da canção saúda símbolos do frevo de maneira inovadora mencionando figuras importantes para o gênero musical, inclusive do próprio interior, como os caretas de Triunfo (Sertão) e os papangus de Bezerros (Agreste). Também o Elefante de Olinda (clube carnavalesco) e o cantor e compositor Alceu Valença (de São Bento do Una, Agreste). Ao mesmo tempo, como forma de renovação, a canção fala do contexto da desilusão amorosa e do relacionamento tóxico de um modo tão irreverente quanto o frevo”, explica o autor.

Vale destacar que Gael Vila Nova, artista da nova geração da música independente, é da terra do compositor Carlos Fernando (1938-2013), sempre citado quando o tema é frevo. Ele celebra a parceria com Renato Bandeira, que, além da direção musical, assume os arranjos, ao lado de Waltinho D’Souza, e a guitarra, numa instrumentação feita por uma banda. Augusto França (trompete), Augusto Silva (bateria), Braulio Araújo (contrabaixo), Davih Silveira (teclado), Felipe Nascimento (percussão), Kebinha (saxofone e barítono) e Thomaz Barros (trombone) compõem a equipe musical.

“Renato Bandeira é um mestre da música e da produção musical. Ele chamou referências de músicos do Estado para essa troca de conhecimento sobre o frevo e a arte de uma maneira geral”, destaca.

A gravação da música foi realizada no estúdio Musak, no Recife, com André Oliveira na técnica de som. A mixagem e a masterização têm a autoria de Fernando Cardozo, mais conhecido como Azula.

Gael reúne em sua carreira artística o EP Cantando Poemas (2021), com quatro canções, e as músicas Neste Meu Peito Relicário, lançada em dezembro de 2024, e Tenta Entender (2021), na versão acústica.

Ficha técnica:

Produção musical: Renato Bandeira (guitarrista da Spokfrevo Orquestra)
Arranjos: Renato Bandeira e Waltinho D’Souza
Bateria: Augusto Silva
Percussão: Filipe Nascimento
Contrabaixo: Braulio Araújo
Guitarra: Renato Bandeira
Trio de metais: Augusto França (trompete); Kebinha (saxofone e barítono); Thomaz Barros (trombone)
Teclado: Davih Silveira
Estúdio: Musak
Técnico de som e gravação: André Oliveira
Mixagem e masterização: Fernando Cardozo (Azula)
Capa: Matheus Miguel
Direção de fotografia, produção de materiais de divulgação e visualizer: Cecília Távora
Assessoria de imprensa: Daniel Lima
Figurino: Ser Imenso (confecção) e Gael Vila Nova (concepção)

< voltar para Lei Paulo Gustavo