Inscrições abertas para oficina “Figurino: Vestir uma ideia do roteiro ao set”
Com incentivo da Lei Paulo Gustavo em Pernambuco, por meio da Secult-PE, oficina será realizada de 9 a 13 de julho, na Caixa Cultural Recife; e de 22 a 26 de julho, no Armazém da Criatividade, em Caruaru
Postado em: Audiovisual | Lei Paulo Gustavo
A figurinista Ana Cecilia Drumond ministra, durante o mês de julho, no Recife em Caruaru, a oficina “Figurino: Vestir uma ideia do roteiro ao set”. As aulas estão previstas para acontecer de 9 a 13 deste mês, na Caixa Cultural Recife; e de 22 a 26, no Armazém da Criatividade, em Caruaru. A iniciativa tem o objetivo de introduzir o participante na criação de um projeto de figurino audiovisual, destacando a importância e contribuição do figurinista dentro da linguagem. A iniciativa conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE).
A atividade conta com 30 vagas em cada cidade, com gratuidade para todos. Os interessados devem preencher formulário online para se candidatar a uma vaga. O formulário para oficina no Recife segue aberto até esta sexta-feira (5), por meio de formulário disponível na internet. Já para participar da atividade em Caruaru, os interessados devem preencher o formulário até o dia 13 de julho deste ano. Os resultados das seleções dos participantes serão divulgados no Instagram do projeto (@vestirumaideia): No sábado (6) de julho, para o Recife; e no dia 17 de julho, para Caruaru.
O projeto também será levado a outros municípios, como Belo Jardim, Triunfo e Goiana, com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento. Nas cinco edições, haverá a presença de intérpretes de Libras para possibilitar a participação de pessoas com deficiência auditiva.
Durante as aulas, os participantes irão exercitar a criação de figurinos de forma prática a partir de perfis de personagens. A proposta é ampliar o campo de discussão cinematográfico pela ótica do figurino e contribuir para reflexões sobre o cinema produzido em Pernambuco.
De acordo com Ana Cecília Drumond, “a iniciativa busca disseminar a perspectiva do vestuário e seus múltiplos significados, se comprometendo em preencher cada vez mais o vazio teórico que circunda o figurino no audiovisual pernambucano”.
EXPERIÊNCIA - Ana Cecília Drumond é figurinista e organizadora do livro Roupa de Cinema: o design de figurino no audiovisual pernambucano (2021), que apresenta um amplo panorama sobre a realização cinematográfica pela perspectiva do figurino. Assinou o figurino dos longas-metragens como Amores de chumbo (Tuca Siqueira, 2017) e Passou (Felipe André Silva, 2020), além dos curtas Décimo segundo (Leonardo Lacca, 2007), Nº 27 (Marcelo Lordello, 2008), Mens sana in corpore sano (Juliano Dornelles, 2011), Sob a pele (Daniel Bandeira e Pedro Sotero, 2013), História natural (Julio Cavani, 2014) e Muro (Tião, 2008), este último vencedor do prêmio Regard Neuf da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
Trabalhou como assistente de figurino nos longas O som ao redor (Kleber Mendonça Filho, 2012), Boi neon (Gabriel Mascaro, 2015) e O país do desejo (Paula Caldas, 2012). No mercado audiovisual, é responsável pelo figurino da série Delegado (Leonardo Lacca e Marcelo Lordello em fase de pós-produção) e do telefilme de ficção Eu quero ir (Pablo Polo, 2024).
Serviço:
Oficina “Figurino: Vestir uma ideia do roteiro ao set”
Recife: Inscrições até sexta-feira (5/07), via formulário eletrônico
Resultado: Sábado (6/07) | Realização da oficina: De 9 a 13/7, das 13h30 às 18h30, na Caixa Cultural Recife
Caruaru: Inscrições até 13/07, via formulário eletrônico
Resultado: 17/07 | Realização da oficina: De 22 a 26/07, das 13h30 às 18h30, no Armazém da Criatividade, em Caruaru
Informações: @vestirumaideia
