Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Livro infanto juvenil “No mundo encantado do jatobá” será lançado em Garanhuns

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Serão distribuídos exemplares para os estudantes da Escola Manoel Correia Evangelista

O livro infanto juvenil “No mundo encantado do Jatobá” será lançado na próxima segunda-feira (31/03), na Escola Manoel Correia Evangelista, na comunidade rural de Garanhuns, Sítio Cruz, Agreste de Pernambuco, onde será feita a distribuição gratuita dos exemplares para os estudantes. A iniciativa é apoiada pela Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretária de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Além da produção, publicação e distribuição do livro, está previsto também o lançamento na Escola Municipal Batista da Esperança no Quilombo Estivas, no próximo dia 04 de abril. O objetivo é fortalecer e difundir, através da literatura, as práticas tradicionais do jatobá como Patrimônio Cultural e Imaterial.

“No Mundo Encantado do Jatobá” é um livro infanto juvenil que retrata o encontro mágico entre uma menina e o pezinho de jatobá, e do encantamento dela com a beleza dessa pequena árvore, iniciando ali uma relação de amizade, fantasia e prospecção. O livro, que é de autoria de Danielle Jansen e Josy Vanessa Oliveira, e ilustração de Murilo Silva e Cintia Viana, visa transmitir o valor do Jatobá enquanto uma espécie florestal que permeia os costumes, práticas, saberes tradicionais, vivências e memórias de uma época e de uma tradição que nos dias de hoje vem se perdendo

O jatobá é nativo do território brasileiro, presente no Cerrado, na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica. É uma árvore exuberante, frondosa e de grande importância para a diversidade cultural, contudo as práticas tradicionais de comer o fruto debaixo do pé, de se apropriar do fruto como brinquedo na infância, de preparar o mingau por meio da polpa farinácea, e de preparar o lambedor da casca do tronco são costumes cada vez mais restritos entre os povos nativos da floresta, devido ao processo de desmatamento acelerado nos últimos séculos, à expansão urbana, à agropecuária, ao êxodo rural e aos efeitos da globalização, tornando as práticas tradicionais do uso do jatobá esquecidas no tempo e no espaço, resultando na perda da transmissão oral dos saberes, de geração a geração.

O projeto ainda conta com o lançamento e entrega gratuita dos livros em braile para o Centro de Apoio Pedagógico para Pessoa com Deficiência Visual – AP Garanhuns, e a distribuição de exemplares do livro nas duas bibliotecas municipais de Garanhuns, Biblioteca Luiz Brasil e Biblioteca IDC. E já contou com um primeiro lançamento na Escola Municipal Efiti Francisco Torres, bairro periférico Cohab 3, no último dia 24 de março.

Serviço:

Projeto: No Mundo Encantado do Jatobá

Incentivo: aprovado pelo edital de Ações criativas em Literatura, pela Lei Paulo Gustavo – LPG, por meio da Secretária de Cultura do Estado de Pernambuco.

Autoras: Danielle Jansen (@culturamedicinal) e Josy Vanessa Oliveira

Ilustração: Murilo Silva e Cintia Viana

Datas e Locais de lançamento:

·         31/03 – Escola Manoel Correia Evangelista, da comunidade rural do Sítio Cruz, Garanhuns.

·         04/04 – Escola Municipal Batista da Esperança no Quilombo Estivas.

< voltar para Lei Paulo Gustavo