Maju estreia no streaming com lançamento de single
Com incentivo da Lei Paulo Gustavo Pernambuco (LPG-PE), canção autoral da multiartista fica disponível a partir de sábado (23) no formato visualizer no YouTube, com legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) e no Spotify
Postado em: Lei Paulo Gustavo | Música
A artista recifense, poeta, cantora, compositora e pesquisadora do corpo Maju, cuja expressividade se manifesta a partir do diálogo entre diferentes linguagens, especialmente a poesia, a dança, a música, o canto e o teatro, fará a sua estreia nas plataformas de streaming com a canção autoral O Dia que Descobri o Meu Lado do Rio. A canção surge a partir de um poema da artista também recifense Nathalia Queiroz musicado por Maju, que traz um poema incidental de autoria própria nos últimos versos. O single pode ser escutado e assistido com visualizer no canal da artista no YouTube, com Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE), a partir do sábado (23), e no Spotify. Para fazer o pré-save da música basta acessar o link do single. O lançamento da artista Maju tem incentivo da Lei Paulo Gustavo Pernambuco (LPG-PE).
Para celebrar a estreia, há um evento no dia anterior ao lançamento oficial do single nas plataformas de streaming. Na sexta-feira (22), às 20h, na Rua sem Saída (Encruzilhada), o público pode sentir o gostinho do trabalho artístico de Maju em noite que contará com relato do processo de composição e gravação do single, seguido de audição da faixa e do visualizer em primeira mão. Há também uma apresentação de Maju com participações especiais, a exemplo de Hugo Linns, Nathália Queiroz, Larissa Veloso, Oliveira, Isabela Severi e Lua, seguido de sarau aberto para participação dos presentes. São 30 ingressos pelo valor simbólico de R$ 5, com vendas no Sympla.
“A canção fala daquele momento íntimo e ao mesmo tempo comum a todos nós, de quando ‘descobrimos o nosso lado do rio’, ou seja, em que lugares, em que afetos, em que caminho queremos seguir em nossa construção pessoal. Para essa estreia enquanto cantora e compositora, ‘descobrir o lado do rio’ é muito simbólico, pois é um momento de descoberta do lugar da arte como expressão de si e da vida”, expressa Maju.
Para a produção do single, a artista convidou os músicos Hugo Linns como diretor musical e instrumentista, tocando viola dinâmica; a musicista Vitória do Pife, que vem desenvolvendo trabalhos e parcerias tanto com o pife em sua vertente instrumental, quanto em diálogo com a canção e a poesia; e a musicista e produtora musical Aishá Lourenço, na percussão.
A artista nessa canção se conectou a sonoridades e instrumentos localizados na tradição da música pernambucana, como os presentes na viola dinâmica e no pífano, mas o fez com artistas que estão explorando as potencialidades desse instrumento, fazendo uma ponte entre a tradição e a vanguarda, com grande repercussão crítica e artística, acrescidas também pela percussão tão característica da música brasileira. Somasse a isso a voz poética de Maju, que vem se espalhando em diversas linguagens, nas diferentes manifestações da palavra falada, cantada, corporificada em arte, que agora, vai desaguar “neste lado do rio”.
VISUALIZER - O single é lançado também em vídeo, no formato visualizer. Todas as imagens deste trabalho de Maju foram produzidas pela fotógrafa Cecília Távora em Brejão, município do Agreste pernambucano. Maju escolheu Brejão tendo em vista as relações poéticas estabelecidas com a cidade e artistas que moram lá, como Alefe Passarin, Nathália Tenório e Lua. Foi especialmente em dezembro de 2021, ao visitar esses artistas, que se percebeu possível enquanto compositora e cantora de suas próprias canções, passando então a partilhá-las com outras pessoas. Portanto, trata-se de um lugar bastante simbólico em sua trajetória e que dialoga com a temática do single sobre “descobrir o lado do rio”.
MAJU - Autora do livro de poemas Voar É a Ordem, publicado pela Editora Patuá, lançado na Casa Gueto em programação paralela ao Festival de Literatura de Paraty (Flip) de 2023. Realizou, a partir de 2022, apresentações musicais como Maju no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG, PE), Festival Crianciã (Brejão, PE), Festival Palavra Cifrada 2024 (Recife), Festival Pernambuco Meu País (Triunfo, PE), Teatro Hermilo Borba Filho (Recife), Rua sem Saída (Recife), Terra Café Bar (Recife), Casa Jangada (Rio de Janeiro) e Espaço Garganta (São Paulo).
É uma das idealizadoras do espetáculo Na Boca Muitos Nomes, realizado em parceria com o artista carlos gomes oliveira. Projeto que tece diálogo entre voz, corpo, ritmo e som, indo para além da “leitura em voz alta” de poesia, mas propondo arranjos vocais entre os poetas, ora explorando timbres, tonalidades, ora trazendo também melodias e cadências incorporadas pelo uso do violão.
É uma das idealizadoras do trio Na Ponta da Agulha, realizado em parceria com as artistas Nathália Queiroz e Larissa Veloso. Projeto no qual poemas e canções dessas artistas se entrelaçam e emaranham enquanto potencializam vozes, nutrindo terreno fértil para as sementes melódicas das artistas.
Possui poemas publicados no livro Forças Intermoleculares, criado por Aline Bernardi, e na Antologia Virtual da Poesia Brasileira Contemporânea: Edição Emergencial, do site Deus Ateu. Participou da criação da videoarte Mãoebius e da videoperformance Encantografar: Estado de Verbo Desconhecido, sob direção artística de Aline Bernardi e com dramaturgia de Ligia Tourinho.
Ficha técnica:
Single de estreia da poeta, cantora e compositora Maju, O Dia que Descobri o Meu Lado do Rio. A composição é uma parceria com a artista Nathália Queiroz. A canção foi gravada no Recife com produção musical de Hugo Linns e participação dos(as) músicos e músicas Hugo Linns, Vitória do Pife, Aishá Lourenço, Nathália Queiroz, Larissa Veloso e Marcella Andrade, no Estúdio Carranca, no Recife. As fotografias de divulgação, o visualizer e a capa do single foram feitas por Cecília Távora em Brejão (PE). O single é lançado com o incentivo da Lei Paulo Gustavo Pernmabuco (LPG-PE).
Letra: Nathália Queiroz
Música: Maju
Poema incidental: Maju Cavalcanti
Voz: Maju
Coro: Nathália Queiroz, Larissa Veloso, Aishá Lourenço e Marcella Andrade
Violão: Maju
Viola dinâmica: Hugo Linns
Pífano: Vitória do Pife
Percussão: Aishá Lourenço
Produção musical: Hugo Linns
Gravação, edição e mixagem: Marco Melo
Masterização: Carlinhos Borges
Estúdio Carranca Recife/PE
Fotografia, visualizer e capa do single: Cecília Távora
Produção Geral: Carlos Gomes Oliveira
Assessoria de imprensa: Dea Almeida/Alcateia Comunicação e Cultura
Incentivo: Lei Paulo Gustavo Pernambuco (LPG-PE)
Agradecimentos: Nathália Queiroz, Carlos Gomes Oliveira, Alefe Passarin, Nathália Tenório, Lua, Marcella Andrade, Larissa Veloso, Hugo Linns, Betania Cavalcanti, Cecília Távora, Vitória do Pife, Aishá Lourenço, Dá Almeida, Estúdio Carranca.
Serviço:
Lançamento do single e visualizer O Dia que Descobri o Meu Lado do Rio nas plataformas de streaming - sábado (23), no link do pré-save; apresentação e sarau na sexta-feira (22), às 20h, na Rua sem Saída (Encruzilhada). Ingresso: R$ 5. Mais informações no site do evento
Letra da canção (Nathália Queiroz) + poema incidental (Maju Cavalcanti):
Há um barco do outro lado
Uma margem além desse braço
E do meu lado o que há?
O dia que descobri o meu lado do rio
“meu desejo é
como uma das lendas contadas
pelos pescadores
que cercam aquele rio
meu desejo nasce corre e morre dentro do rio
mora na boca dos que contam
nos ouvidos dos que escutam
nos olhares por sobre nuvens
meu desejo é brisa soprando areias na pele
limos se impregnando em pedras
meu desejo não anda com as minhas pernas
está na rede dos pescadores
no alto daquele morro
desejando atirar-se ao enluarar do dia
quando os outros seres do rio
assim como eu
ganham vida
meu desejo é de vida”
