Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Oficina de dança e música Corpo Polirrítmico está com inscrições abertas

Ministrada por Drica Ayub e Rodrigo Felix, aulas serão realizadas no Paço do Frevo. Artistas e não artistas com interesse no estudo do hibridismo entre as linguagens podem se inscrever até o dia 26 de setembro

Anderson Steves/Divulgação

Anderson Steves/Divulgação

Os dois artistas se encontraram no universo da palhaçaria e na brincadeira do Boi Marinho

A oficina gratuita Corpo Polirrítmico: dança, ritmo, criação e escuta, que acontecerá em outubro no Paço do Frevo, Bairro do Recife, está com inscrições abertas até o dia 26 de setembro. As aulas serão oferecidas para pessoas diversas com idade a partir dos 15 anos, e para participar do processo seletivo é necessário preencher um formulário disponível na internet. Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio da Lei Paulo Gustavo, a iniciativa é ancorada em anos de pesquisa das artistas Drica Ayub e Rodrigo Felix, artistas da dança e percussionistas que se encontraram no universo da palhaçaria e na brincadeira do Boi Marinho, guiada pelo mestre Helder Vasconcelos.

Rodrigo Felix é percussionista, membro da banda Forró na Caixa e de grupos que acompanham nomes como Pandeiro do Mestre, Poli, entre outros, e tem seu percurso na dança, principalmente nas brincadeiras populares. Já Drica Ayub,  integrante da banda Forró do Suco Elétrico, é dançarina e pesquisadora do corpo com referência nas danças populares e nas escutas corporais alinhadas aos ritmos externos.

Anderson Steves/Divulgação

Anderson Steves/Divulgação

Inscrições estão abertas até o dia 26 de setembro

“O corpo que pulsa é o corpo que dança e é o corpo que faz música. Um corpo múltiplo, que ocupa seu espaço no mundo em sua multiplicidade de pulsos e ritmos. Segundo nosso grande mestre Naná Vasconcelos, o melhor instrumento é o corpo! E aqui vamos abri-lo, brincar com ele, percebê-lo nos tempos; afiná-lo”, explica Drica Ayub.

O caminho proposto pela dupla será de aguçar os sentidos, ampliar a escuta, aprimorar percepções, ritmar percursos para produzir saberes e musculaturas, e assim trilhar uma jornada de abertura e treinamento a um corpo polirrítmico. Além de Drica e Rodrigo, a oficina conta com a condução de mais cinco artistas e educadores da cidade do Recife: Joselma Soar, Helder Vasconcelos, Íris Campos, Marcela Felipe e Orun Santana.

Os exercícios serão, em sua maioria, em formato de jogo para estimular o engajamento e a criatividade da turma. Instrumentos musicais e a tecnologia serão utilizados para compor e ampliar as possibilidades de escuta, criação e composição.

Anderson Steves/Divulgação

Anderson Steves/Divulgação

Já as aulas serão realizadas entre os dias 8 e 31 de outubro

 

Ao todo, serão 12 encontros de 3h cada, distribuídos em quatro semanas. As aulas serão realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 12h, e terão início no dia 8 de outubro. As semanas estão divididas em temáticas. Nos dias 8, 9 e 10 de outubro, será o tema A Escuta como Base. Em seguida, de 15 a 17 de outubro, o módulo Outras Escutas e Pulso Rítmico. De 23 a 25, Bases rítmicas de ritmos pernambucanos. Por fim, de 29 a 31, será abordada A Polirritmia como procedimento de criação artística.

Um dos objetivos mais importantes do curso é incentivar pesquisas e criações que vislumbrem hibridismos das linguagens artísticas da oficina, mas também outras, onde a polirritmia se constituirá e se construirá como base para o desenrolar da criação. Assim, no dia 14 de novembro acontecerá uma mostra com os resultados artísticos acompanhados por Drica e Rodrigo, que darão suporte às pesquisas realizadas.

Outro objetivo é gerar e fomentar intercâmbios de saberes e construção de diálogos entre as linguagens da dança e música. Neste sentido, cada aula terá cinco vagas destinadas a artistas que possuam trabalhos relacionados à proposta.

Serviço:
Oficina Corpo Polirrítmico: Dança, Ritmo, Criação e Escuta 
Inscrições até o dia 26 de setembro, por meio de formulário na internet
Aulas de 8 a 31 de outubro | Terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 12h
Paço do Frevo (Praça do Arsenal, Bairro do Recife)
Data da Mostra de Processos: 14 de novembro
Mais informações: Instagram @corpo.polirritmico / (81 ) 99811 7770

< voltar para Lei Paulo Gustavo