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Raquel Santana abre álbum visual solo lançando dois clipes e músicas

Artista pernambucana estreia obra autoral com canções “Quer ficar com mamãe”, que tem parcerias de Bell Puã e Caracol na composição e na voz, e “Cumbiambera”

Foto: Daniele Leite

Foto: Daniele Leite

O álbum visual tem incentivo da Fundarpe e da Secult-PE

A cantora e compositora Raquel Santana, cria de Caruaru (Agreste de Pernambuco), abre o álbum visual “Canto e Espanto o teu Quebranto”, o de estreia da carreira solo, com o lançamento de dois clipes e músicas autorais nas plataformas digitais. Da cultura popular e com influências negra e indígena, a artista disponibiliza os audiovisuais e as canções “Quer ficar com mamãe”, trazendo a participação da recifense Bell Puã e da caruaruense Maria Carolina, mais conhecida por Caracol, como compositoras e cantoras da canção, e “Cumbiambera”. As cenas do clipe “Quer ficar com mamãe” ocorrem no Assentamento Normandia, em Caruaru/PE, e no Jardim do Baobá, no Recife/PE. Já as imagens do videoclipe de “Cumbiambera” são na Casa Cultural Respira, na cidade de Caruaru.

Além da acessibilidade em libras para a comunidade surda, o álbum visual tem incentivo público com financiamento pelo edital estadual e municipal da Lei Paulo Gustavo (LPG), via recursos do Ministério da Cultura, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria de Cultura de Pernambuco, através do Governo de Pernambuco, Prefeitura de Caruaru e Fundação de Cultura de Caruaru.

“Quer ficar com mamãe” também tem a parceria do Dj caruaruense Nino Scratch, utilizando a técnica musical do “arranhar” como efeito de som. Toda a produção musical do disco é de Zé Barreto de Assis, de Bezerros (Agreste pernambucano), com a mixagem e masterização de Heverton Fagner, do Studio di Fagner (Caruaru), onde foi realizada a captação de áudio, tendo sido feitas também gravações no Cordilheira Estúdio (Recife).

A canção “Quer ficar com mamãe” (escute – bit.ly/43JAODZ) é um coco-rap em que Raquel Santana fala da sobrecarga materna e especialmente sobre ser mãe solo, que quer ir para o mundo encontrar e abraçar outras mulheres que também vivem essa realidade. Ela já começa dizendo: “Pipa vem pra ver/Pracinha pra brincar/Bolacha pra comer/Não quer/Só quer ficar com mamãe”. No refrão, canta “Quer ficar com mamãe/Só quer ficar com mamãe/Quer ficar com mamãe/Só quer ficar com mamãe”. E continua com “Na rede balançar/Colinho da vovó /Desenho vem pra ver/Não quer/Só quer ficar com mamãe”.

Na sequência, entra a rima de Caracol: “Só quer ficar com a mamãe/Mas a mamãe tem que trabalhar/Acordo cedo arrumo a cria/Levo pra creche e vou trampar/Todo dia tô nessa correria/Fazendo minha vida acontecer/Mas as dores aqui dessa mamãe/Quem é que pode acolher/Vai sem medo, vai mainha /Vai sem medo de viver/Vai sem culpa, vai mainha/Vai sem medo de viver”. Em seguida na letra, a poesia é de Bell Puã.

E volta para Raquel, que conclui: “É Bell, Lolly e Quel no coco e na poesia/Pelas mãe solo/Uou!/Pelas mãe preta/Uou!/As mãe atípica/Uou!/LGBT/Uou!/E da periferia/Essa canção eu fiz com o meu filho Erasto/Que quando ele falava/Dizia mermo assim… yêêêêê… vai!”.

Já na música “Cumbiambera”, a artista resgata para si o prazer e a sensualidade, que ficaram de lado na sua vida após a maternidade . Ela inicia a letra com o trecho: “Caminando por las calles del Agreste/La cumbiambera tiene un recuerdo/Viajando por historias de otros tiempos/Extraña amores y sus secretos”. A canção é uma cumbia, ritmo com que Raquel teve uma relação durante o período em que morou no Recife, de 2002 a 2018.

Também contribuírem em “Cumbiambera”: flor das chagas (harmonização da música e riff de abertura); Pombo/Palloma Mendes (projeto gráfico); Mara (foto da capa), Brê Souza, da Salsa & Caliências (modelo do clipe); Thiago Gregório (professor de canto).

O instrumental das canções está nas mãos de uma diversidade de músicos e musicistas do interior pernambucano: Nino Alves (pandeiro, ilu, mineiro, congas, bumbo, agogô, guiro, pratos e maracas); flor das chagas (alfaias, violão e maracas); Fábio Santos (contrabaixo), Edson Pedro (sanfona) e Heverton Fagner (beats). Também tem a presença de muita gente nos vocais de apoio, como crianças e adultos: Erasto Kehinde, Ginga Taiwo, Melina Medeiros, José do Céu (vozes infantis); Ranuzia Melo, Naya Lopes, Vanessa Cardoso, Thaynã Lustosa, Joyce Noelly, Ythalla Maraysa e flor das chagas (vozes adultas).

O material audiovisual também reúne bastante profissionais, sendo todos e todas da região Agreste – Túlio Beat (direção); Felipe Correia (fotografia); César Caos (montagem, correção de cor e edição); Daniele Leite (fotografia adicional); Jeizon Novais (fotografia adicional e iluminação); Pombo/Palloma Mendes (projeto gráfico), Paulo Conceição (figurino e maquiagem); Katarina Machado e Joyce Noelly (direção de produção); Ythalla Maraysa/Oficina Embuá (still); Ivan Márcio (motorista); Daniel Lima (assessoria de imprensa). Eduarda Nunes está na ficha técnica como comunicação, assumindo as redes sociais.

Com a realização de Heyaná Produções e o apoio da Maniva Produções, Indicativa e Oficina Embuá, atuam no clipe de “Quer ficar com mamãe”: Bell Puã, Caracol, Gorete Gomes, Katarina Machado, Luciana Nascimento, Marília Brandão, Mariana Carvalho, Raquel Santana, Rúbia Silva e Thaynã Lustosa (performances). Além das crianças Ana Luiza, Erasto Kehinde, Geovana Sofia, Ginga Taiwo, Heitor Andrade (modelo do videoclipe e filho de Mariana Carvalho e Ícaro Limeira), Maria Clara Silva, Lara Catarina, Melina Medeiros, Odara Lustosa e Zion Brandão.

Já no videoclipe de “Cumbiambera” estão Raquel Santana e Brê Souza, da Salsa & Caliências (performances; Brê Souza também é modelo do clipe); Erasto Kehinde e Ginga Taiwo (crianças); Artur Tito, Bia do Violãozinho, Carine Siqueira, David Tomaz, Emily Beatriz, Camila Santana, Eduarda Torres, Eric Brito, Fabíola Torres, flor das chagas, Gabriela Guerra, Leandro Silva, Marcus Vinícius, Marly Cavalcante e Sandra Carin (corpos de baile).

Com as primeiras músicas abrindo os caminhos para a futura formação completa da obra musical e visual, Raquel Santana, também conhecida como Quequel, já celebra a realização de um dos sonhos. São mais de 17 anos como cantora e ritmista.

“O álbum ‘Canto e Espanto o teu Quebranto’ reúne ritmos populares. Tem afoxé, cantoria, coco, cumbia, forró, hip hop e maracatu. Para além da sonoridade, as letras denunciam o racismo, o machismo e a sobrecarga materna, como valorizam a ancestralidade, a comunidade indígena, a matriz africana, a proteção espiritual, a reforma agrária, as celebrações populares, o território caruaruense e outras paisagens do interior pernambucano”, destaca.

Ela compõe a partir de temáticas racial, social, de gênero, política, cultural e educativa e tem a arte e a música como espaços para criações artísticas  coletivas e de expressão da identidade. “O ato de escrever e cantar dá força para enfrentar males como racismo, machismo, classismo, relações e pessoas tóxicas. Sou mãe solo de crianças gêmeas, uma delas com Transtorno do Espectro Autista – TEA (autismo)”, pontua.

 

 

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