Relatório apresenta dados sociais, regionais, econômicos e por quantitativos de linguagens da LPG em Pernambuco
Documento foi pelo elaborado pelo Observatório de Indicadores Culturais (ObIC), que integra a Gerência Geral de Cultura (GGC) da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE)
Postado em: Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo (LPG) teve um total de 12.799 inscrições em Pernambuco, sendo validadas 11.366 propostas: 3 mil (26,4 %) no Audiovisual e 8.366 (73,6 %) nos editais gerais. O Observatório de Indicadores Culturais (ObIC), que integra a Gerência Geral de Cultura (GGC) da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) preparou um raio-x para explicar direitinho o que significam essas propostas.
Foram analisadas as ações afirmativas, que mostram os números e percentuais de inscritos por reservas de vagas para pessoas negras e indígenas e por indução de agentes culturais. Também estão representadas as categorias sociais, que mostram a quantidade de inscritos por gênero para todos os editais da LPG. Esta representação visual oferece uma visão clara e concisa da distribuição dos/as inscritos/as com base em suas identidades de gênero. Essa informação é fundamental para compreender a diversidade e a inclusão.
Na sequência foram esmiuçadas as inscrições quanto à regionalização, com números e percentuais em cada macrorregião e por Região de Desenvolvimento do Estado. Ainda estão representadas as categorias econômicas, com dados como renda ou faturamento (em caso de grupo ou pessoa jurídica) e acesso a recursos públicos de fomento por parte dos/as agentes culturais.
No relatório também aparece a quantidade de inscrições por linguagem artístico-cultural e mostra como foi a distribuição nos oito editais de multilinguagens, como os de fomento às atividades culturais (Ações Criativas, Formação, Festivais, Expressões periféricas, Desenvolve + Cultura e Museus) e de premiação de agentes, grupos e coletivos culturais (Salvaguarda e Técnicos).
Já a distribuição por edital de audiovisual apresenta os números de inscrições nos editais de incentivo à produção audiovisual (Sala de Cinema, Licenciamento e Cadeia Produtiva) e de fomento de produções audiovisuais (Ações Criativas).