Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Trup Errante e Coletivo Passarinho apresentam “Maria de Araújo e o milagre de Juazeiro do Norte”

Criada em 2014, a campanha #EuVouAoTEATRO retornou este ano com temporadas regulares

Foto: Maria de Araújo

Foto: Maria de Araújo

O monólogo é interpretado por Rafa Moraes e leva ao centro do palco a história de uma mulher que rompeu com os padrões estabelecidos de expressão da fé

Com incentivo da Lei Paulo Gustavo Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado, a Trup Errante, grupo teatral de Petrolina (PE), e o Coletivo Passarinho levarão ao público nesta quarta-feira (23) e no dia 30 de abril sessões do espetáculo “Maria de Araújo e o milagre de Juazeiro do Norte”, obra que remonta a trajetória de uma beata considerada santa que dedicou sua vida à espiritualidade no Ceará. A temporada integra a campanha #EuVouAoTEATRO, criada com o intuito de popularizar o acesso da população às artes cênicas, e acontecerá no Espaço Cultural Janela 353, sempre às 19h, com bilheteria no formato Pague Quanto Puder.

Baseado na pesquisa da escritora e historiadora Dia Nobre, o monólogo interpretado por Rafa Moraes leva ao centro do palco a história de uma mulher, nascida no Cariri, que rompeu com os padrões estabelecidos de expressão da fé e foi uma das principais personagens do episódio que ficou conhecido como o “milagre de Padre Cícero”. “Maria de Araújo e o milagre de Juazeiro do Norte” também aborda questões sociais sobre racismo, sexismo, intolerância e perseguição política e religiosa. “A beata Maria de Araújo foi uma mulher que operou milagres com a sua simplicidade e fez do interior do nordeste brasileiro um celeiro de fé e manifestações religiosas. Falar sobre a sua história é relembrar o seu exemplo de força e convicção”, afirma Moraes, que também assina a encenação e dramaturgia.

Com o objetivo de ampliar a experiência do público, a apresentação conta com textos críticos do professor Fulvio Torres Flores, disponível no blog da Trup Errante (https://truperrante2006.blogspot.com/). Ao fim do espetáculo, o debate sobre a obra contará com a mediação da atriz e produtora Camila Rodrigues. A iniciativa busca incentivar a reflexão e o diálogo sobre as peças apresentadas ao longo da campanha.
Campanha #EuVouAoTEATRO:

Criada em 2014, a campanha #EuVouAoTEATRO retornou este ano com temporadas regulares, apresentações para escolas públicas, mediação cultural e acessibilidade em Libras. Após a temporada de ‘Maria de Araújo e o milagre de Juazeiro do Norte’, a #EuVouAoTEATRO segue com sessões dos espetáculos ‘Palavras Andantes’, em 21 e 28 de maio, e ‘DeusDeusaDivino’, nas datas 4 e 11 de junho – sendo este inédito em Petrolina.

A realização da campanha é da Trup Errante e do Coletivo Passarinho, com parceria do Espaço Cultural Janela 353 e do Café de Bule. O projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco, com apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco e da Secretaria de Cultura do Estado, via Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Serviço:

“Maria de Araújo e o milagre de Juazeiro do Norte”

Local: Espaço Cultural Janela 353 (Rua Antônio Santana Filho, Centro de Petrolina)

Datas: 23 e 30 de abril

Horário: 19h

Ingressos: pague quanto puder

< voltar para Lei Paulo Gustavo