Zarina Moda Afro abre seleção de costureiras com bolsas e vagas inclusivas
Transformando narrativas ancestrais através da moda, projeto segue com inscrições abertas até 09 de abril
Postado em: Home | Lei Aldir Blanc | Lei Paulo Gustavo | PNAB Pernambuco
Com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através da Scretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, a Zarina Moda Afro — referência em moda autoral, afrodiaspórica e descolonizada — está selecionando costureiros e costureiras para construir, junto com eles, uma coleção que une moda, ancestralidade e resistência.
Serão oferecidas cinco vagas, incluindo uma vaga exclusiva para pessoa idosa e outra para pessoa surda (que contará com auxílio de um intérprete de Libras), em um projeto que mistura técnica, cultura, representatividade e moda. Todos os selecionados receberão uma bolsa, como uma ajuda de custo para que esta pessoa possa comparecer à oficina, bem como investir em sua formação.
Ao longo de dez encontros presenciais entre abril e junho de 2025, no ateliê da marca no Recife-PE, os selecionados vivenciarão todo o processo criativo — da modelagem ao desfile de lançamento, previsto para 5 de julho. Cada peça carregará a identidade de quem a construir, sob a mentoria de Jéssica e Rodrigo Zarina, criadores com trajetória internacional.
“Queremos reunir talentos que compartilhem nosso propósito de moda afro referenciada e descolonizada. Essa coleção vai ser um manifesto vivo da moda afrodiaspórica. Queremos mãos que respeitem nossa história e queiram inovar com a gente”, explica Jéssica Zarina, cofundadora da marca.
A iniciativa busca profissionais acima de 18 anos que já possuam experiência em costura e modelagem. Além da bolsa de estudos, todos os selecionados também receberão certificados, desde que cumpram a carga horária integral do projeto. As inscrições estão abertas até 09 de abril e são 100% online. Para participar é só se inscrever no formulário disponível no Instagram nos perfis @zarinamodaafro e @modapretaautoral, que também pode ser acessado clicando.
Este é mais um projeto criado pela marca com o objetivo de celebrar estéticas negras na moda e democratizar o acesso ao conhecimento, estimulando o surgimento de novos talentos na indústria. Ao todo, o projeto já formou mais de 200 criadores em suas quatro edições anteriores.
“Zarina Moda Afro – Coleção 2025” também conta com a consultoria da Criativo Soluções e da Tambor Ancestral, o apoio do Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo e da Abayomi.
ZARINA MODA AFRO:
Há quase 1 década de existência, a Zarina Moda Afro compartilha moda preta descolonizada, afro referenciada e afro diaspórica, tomando como base as experiências de Jéssica Zarina e Rodrigo Zarina – realizadores do Moda Preta Autoral Pernambuco, a partir de seus intercâmbios culturais que extrapolam as fronteiras nacionais e alcançam países como África do Sul e Moçambique. A Coleção 2025 marca um novo capítulo dessa jornada, e os costureiros e as costureiras selecionadas farão parte dele.
SERVIÇO:
Zarina Moda Afro – Coleção 2025
Inscrições até 09 de abril
Calendário de aulas: 12, 19 e 26 de abril; 03, 10, 24 e 31 de maio; 07, 14 e 21 de junho.
Horário: 08:30h às 17h.
Culminância: 05 de Julho de 2025
Local: Zarina Moda Afro (Av Manoel Borba, 339. Boa Vista | Recife – PE)
Formulário de inscrição: https://forms.gle/
