Adriano Marcena lança livro “Vampiro do Cordel Vs. Cangaceiro Fantasma” em Pesqueira
Voltada para o público infantojuvenil, obra conta com recursos de acessibilidade incentivo do Funcultura
Postado em: Literatura
O Cangaceiro Fantasma ataca no sertão. Esse é o tema do novo livro de Adriano Marcena, Vampiro do Cordel: O Caçador de Assombração Vs. O Cangaceiro Fantasma, que é lançado nesta sexta-feira (20), às 20h, na Biblioteca Municipal Luís de Oliveira Neves, no município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.
Nos próximos meses o livro é lançado em outras cidades pernambucanas. Voltada para o público infantojuvenil, a obra conta com recursos de acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão e recebeu incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura e Governo do Estado.
Como as polícias, guardas municipais e penitenciária não foram treinadas para caçar assombração, o Vampiro do Cordel assume essa escabrosa função dentro do fantástico e agonizante imaginário assombrativo de Pernambuco.
Nessa nova aventura do Vampiro do Cordel, o Caçador de Assombração se embrenha na madruguenta paisagem sertaneja da cidade de Santa Filomena para pegar o terrível e grotesco Cangaceiro Fantasma, que conseguiu escapar do inferno para pegar um cabra que buliu com Dorinha, sua irmã mais nova. O que torna a trama mais interessante e ao mesmo tempo muito hilária é que o Cangaceiro regressa ao Sertão pernambucano, 84 anos após sua morte, na condição de assombração e se depara com uma realidade completamente diferente em que o conflito geracional e as novas conquistas identitárias expõem os anseios e as contradições da contemporaneidade. A greia é grande mesmo.
Dono de um humor acidamente literário, Adriano Marcena publicou As Aventuras do Vampiro do Cordel: Contos Hilários e Razoavelmente Assombrativos, também com o incentivo do Funcultura, em que o Vampiro do Cordel caçou a Perna Cabeluda, no Recife; a Mulher da Sombrinha, em Catende; o Lobisomem de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes; o Nego d’Água, em Petrolina; a Cumade Fulozinha, em Timbaúba; a Galega da Cadisa, em Caruaru; o Palhaço do Coqueiro, em Paulista; o Papa-figo, em Garanhuns; e a Galega do Banheiro, em Pesqueira.
A curiosa saga do Vampiro do Cordel ganha novo episódio com ilustrações do paulista Rodrigo Eli, orelha assinada por Andréa Galvão, produção de audiodrama de Danilo Lúcio e produção geral de Penha Pimentel.
