Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Encontro de Educação e Cordel reverencia o poeta Chico Pedrosa

Realizado em Petrolina, entre os dias 11 e 14 de março, evento vai reunir poetas e cantadores numa homenagem a um dos mais importantes poetas de Pernambuco

Leo Caldas/Secult-PE

 Leo Caldas/Secult-PE

Poeta Chico Pedrosa é o homenageado da segunda edição Encontro de Educação e Cordel de Petrolina – Edu…Cordel

Prestes a completar 80 anos de idade e considerado por muitos como um dos mais importantes poetas de Pernambuco, Chico Pedrosa é o homenageado da segunda edição do Encontro de Educação e Cordel de Petrolina – Edu…Cordel. O evento será realizado de quinta (11) a segunda-feira (14) no Sertão do São Francisco e, de acordo com a organização, vai movimentar 600 alunos das escolas da rede estadual de ensino e o Sesc de Petrolina com várias atividades.

Lizandra Martins/Divulgação

Lizandra Martins/Divulgação

Homenagem vai marcar os 80 anos de um dos mais importantes poetas pernambucanos

“Nossa proposta é a construção e integração de pensamentos com jovens de escolas públicas, utilizando a Literatura de Cordel como a ferramenta propulsora dos diálogos e das ideias sobre temas locais e reais de cada participante”, explica Maviael Melo, idealizador do Edu…Cordel.

Esta é a terceira etapa do projeto, que levou a Petrolina no ano passado oficinas, bate papos e apresentações culturais para toda a comunidade do N11. O encontro terá início na sexta-feira (11), às 17h, com o lançamento de um livro produzido pelos alunos nas oficinas de cordel, e na sequência, haverá um bate papo e cantoria com os artistas regionais Josemar Pinzoh, João Sereno e Mariano Carvalho. As atividades serão realizadas no pátio da Escola Estadual NM11 (Projeto Nilo Coelho).

Na segunda-feira (14), quando se comemora o Dia Nacional da Poesia, o Edu…Cordel vai reunir pesquisadores, cantadores e educadores a partir das 14h, no Teatro Dona Amélia (Sesc Petrolina) para falar sobre música, cordel, educação e cidadania. Participam da ocasião nomes como Armandinho Macedo (Trio Elétrico Armandinho Dodô & Osmar), Mário Ulloa, Socorro Lacerda, Maviael Melo e o próprio poeta Chico Pedrosa.

Uma cantoria encerra o encontro, às 20h, com as participações de Lirinha, Mariano Carvalho, Marcone Melo, Maurício Menezes, Maviael Melo, João Sereno, Renan Mendes e Clênio Sandes. Ao final, todos cantam os parabéns pelo aniversário de 80 anos de Chico Pedrosa.

O projeto foi contemplado pelos programas Mais Cultura (MINC) e Mais Educação (MEC) e conta com o apoio da Secult-PE, Fundarpe, Sesc Petrolina e da Clas Comunicação & Marketing.

Serviço
Encontro de Educação e Cordel de Petrolina – Edu…Cordel
11 a 14 de março
Petrolina, Sertão do São Francisco (Escola N M 11 e Sesc Petrolina)
Gratuito

Confira a programação do 2º Encontro de Educação e Cordel de Petrolina – Edu…Cordel:

Sexta-feira (11)
Escola Estadual NM11 (Projeto Nilo Coelho)
17h – Lançamento de um livro produzido pelos alunos nas oficinas de cordel
- Bate papo e cantoria com os artistas regionais Josemar Pinzoh, João Sereno e Mariano Carvalho

Segunda-feira (14)
Teatro Dona Amélia (Sesc Petrolina)
14h – Bate papo com Armandinho Macedo (Trio Elétrico Armandinho Dodô & Osmar), Mário Ulloa, Socorro Lacerda, Maviael Melo e Chico Pedrosa.
20h – Cantoria com as participações de Lirinha, Mariano Carvalho, Marcone Melo, Maurício Menezes, Maviael Melo, João Sereno, Renan Mendes e Clênio Sandes

< voltar para home