Fátima Quintas é agraciada com o Troféu Rio, concedido pela União Brasileira de Escritores
O concurso existe há 19 anos, e essa é a primeira vez que um autor nordestino vence a premiação
Postado em: Literatura
João Velozo/Divulgação

Fátima Quintas recebe a premiação nesta quinta-feira (27), numa cerimônia virtual pelo Google Meet
Escritora, antropóloga e ex-presidente da Academia Pernambucana de Letras (APL), Fátima Quintas venceu, por meio de uma votação virtual, o Troféu Rio de Excelência Literária em 2020, organizado pela União Brasileira dos Escritores seção Rio de Janeiro (UBE-RJ).
A pernambucana concorreu ao troféu junto aos escritores Adriano Espínola (CE) e Marinês Bonacina (RS). O concurso existe há 19 anos, e essa é a primeira vez que um autor nordestino vence a premiação. A cerimônia virtual de entrega do troféu, comandada pela presidente da UBE-RJ, Márcia Barroca, acontece nesta quinta-feira (27), a partir das 15h, via Google Meet: meet.google.com/sws-madv-bsf. A reunião também marca a comemoração de 62 anos de fundação da UBE-RJ.
PERFIL - Fátima Quintas nasceu no Recife, Pernambuco. Diplomou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ingressou na Fundação Joaquim Nabuco em 1965, na qualidade de pesquisadora/ antropóloga. Realizou cursos de Pós-Graduação em Antropologia Cultural e Museologia em Lisboa, no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina e no Museu das Janelas Verdes, respectivamente, residiu em Portugal por sete anos.
Publicou diversas obras de Antropologia e vem se dedicando a estudos sobre Gilberto Freyre. Atualmente é coordenadora do Seminário de Tropicologia da Fundação Gilberto Freyre. Conheceu o sociólogo de perto e com ele manteve uma relação filial, o que propiciou o crescimento, desde cedo, de sua admiração pelo autor. São vários os livros por ela organizados sobre o pensamento do escritor pernambucano.