Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

Inovações de Gilberto Freyre em conversa para celebrar efeméride de seus 120 anos

Live “Gilberto Freyre – 120 Anos: sua prosa científica e seu pioneirismo” vai discutir as inovações metodológicas do sociólogo recifense que marcou o estudo da sociedade brasileira

gilberto-freyre

Este é o ano de comemoração dos 120 anos de Gilberto Freyre. A efeméride será lembrada nesta quinta-feira (19), em uma live que vai discutir a relação direta entre a inovação metodológica e o esquecimento em torno da obra do sociólogo recifense que tentou explicar a sociedade brasileira a partir de fontes até então ignoradas pela academia. “Gilberto Freyre – 120 Anos: sua prosa científica e seu pioneirismo” terá como convidado Anco Márcio Tenório Vieira, professor da pós-graduação em Letras da UFPE. A apresentação será de Roberto Azoubel, coordenador de literatura da Secult-PE/Fundarpe, e o sociólogo Josias de Paula Jr. será o mediador da conversa que será transmitida pelo canal www.youtube.com/SecultPE, a partir das 20h.

“Os pioneirismos que ele traz nas décadas de 1920 e 1930, nacionalmente, passaram despercebidos mundialmente na época, porque escrevia em português. Então, suas inovações só foram acontecer na Europa por volta dos anos 1950”, afirma Anco.

Segundo ele, são vários os pontos de inovação de Gilberto Freyre, que serão abordados na conversa do dia 19. Porém, ele destaca um: o estudo da sociedade a partir das histórias da vida privada. “Fotografias, quadros, diários, depoimentos orais, tudo isso era base de estudo”, diz.

O esquecimento, na opinião do convidado do evento on-line, tem componente ideológico. “Acredito que o apagamento é proposital, político, porque Gilberto Freyre apoiou o golpe civil-militar de 1964. Porém, vários outros intelectuais da época também apoiaram, no calor do momento, e depois passaram a também criticar a ditadura. De qualquer forma, é algo que não deveria acontecer. Você pode até não concordar com um autor, mas não pode ignorar sua importância”, afirma o professor da UFPE.

Serviço
Live “Gilberto Freyre – 120 Anos: sua prosa científica e seu pioneirismo”
Quinta-feira, 19 de novembro, às 20h
Onde: www.youtube.com/SecultPE
Convidado: Anco Márcio Tenório Vieira, professor da pós-graduação em Letras da UFPE
Mediador: Josias de Paula Jr., sociólogo
Apresentação: Roberto Azoubel, coordenador de Literatura da Secult-PE/Fundarpe

*Esta ação da Coordenadoria de Literatura responde ao Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB) no que diz respeito ao seu Eixo 4 – VALORIZAÇÃO DA LITERATURA: Objetivo Estratégico 4.2. Difusão, circulação e intercâmbio.
a. Fortalecer as ações de circulação de autores e da produção literária locais em escolas, bibliotecas e outros espaços de fruição.
c.Estimular a realização de encontros e residências para intercâmbio de conhecimento entre profissionais dos elos criativo e produtivo do livro.

< voltar para Literatura