Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Preservando a Memória Visual e Gráfica de Pernambuco

Com cerca de 1500 peças, o acervo retrata décadas de divulgação cultural, política e social no Estado

Foto: Bruno Neves

Foto: Bruno Neves

Mispe

Incentivado pelo Funcultura, Fundarpe e Governo do Estado de Pernambuco, foi concluído projeto de digitalização da coleção de cartazes do MISPE. Idealizado e realizado pela museóloga Chaylanne Marques e pela produtora Keyse Menezes, o projeto tem como escopo a preservação e a difusão da coleção de cartazes do Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (MISPE).

Com cerca de 1500 peças, o acervo retrata décadas de divulgação cultural, política e social no Estado, por meio de cartazes que promovem filmes, cursos, espetáculos e ações populares. A proposta incluiu conservação preventiva, identificação, descrição e digitalização – processo fundamental para preservar os documentos originais e ampliar o acesso ao público.

Além da conservação preventiva, o projeto também contemplou a audiodescrição de parte do acervo, reforçando o compromisso com acessibilidade e inclusão.

Fundado em 1970, o MISPE foi um dos primeiros em sua tipologia no Brasil. Abrigando hoje cerca de 15 mil itens – entre entrevistas históricas, fotografias, equipamentos audiovisuais e documentos – o museu segue como guardião de uma parte da memória cultural e tecnológica do Estado. A coleção de cartazes, em especial, revela traços da identidade pernambucana por meio de cores, formas e mensagens gráficas que expressam o espírito de cada época.

O trabalho seguiu sob orientação técnica baseada em normas como a NOBRADE (Norma Brasileira de Descrição Arquivística) e recomendações do CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos), o projeto fortalece o papel do MISPE como espaço de história viva, pesquisa e formação cultural.

O material digitalizado está disponível para consulta presencial mediante agendamento, pelo e-mail: mispe@fundarpe.pe.gov.br.

< voltar para Mergulhe