Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Quadrilha Junina Raio de Sol inaugura Centro de Artes com exposição que celebra 30 anos de história

Espaço cultural oferecerá oficinas, funcionará como museu e sede do grupo, abrigando as etapas de criação e produção dos espetáculos

Foto: Luiz Felipe Bessa/Secult-PE/Fundarpe

Foto: Luiz Felipe Bessa/Secult-PE/Fundarpe

Quadrilha Raio de Sol adulta

A Quadrilha Junina Raio de Sol, reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco, celebra três décadas de história com a inauguração de seu novo Centro de Artes Raio de Sol. Localizado no bairro do Hipódromo, em Recife, o espaço abre suas portas no dia 26 de outubro, às 17h, com a exposição comemorativa “Raio de Sol: Patrimônio Vivo de Pernambuco”, com idealização e curadoria de Leila Nascimento e com expografia de João Pedro Coelho. A mostra reúne figurinos, troféus, fotografias e registros das apresentações que marcaram a trajetória do grupo, e ficará aberta ao público às quartas e sextas-feiras, das 10h às 17h, com entrada gratuita neste domingo.

Mais do que um marco de memória, a exposição abre o ciclo comemorativo dos 30 anos da Raio de Sol, que seguirá ao longo dos próximos meses com lançamento de documentário, ações formativas e festividades diversas até culminar na estreia do novo espetáculo da quadrilha, no ciclo junino de 2026. O Centro de Artes será, portanto, o ponto de partida das celebrações, consolidando-se como um espaço de encontro entre passado, presente e futuro da cultura popular pernambucana.

Além da exposição, o centro funcionará como um polo de formação artística e cultural, dedicado à continuidade de saberes e à valorização da cultura popular. Segundo Leila, “o Centro de Artes Raio de Sol é um lugar de encontro, de produção, de transmissão de saberes da Raio de Sol, especialmente, mas de tudo que nasceu dela”. Ela complementa: “a Raio de Sol é mais do que uma quadrilha junina. O espetáculo é o resultado de tudo que é feito, a parte que o público vê. Com o Centro de Artes, agora, a gente vai conseguir dar mais visibilidade ao processo — a tudo que é construído durante o ano para, em junho, o público prestigiar o espetáculo”.

A criação do espaço é um sonho antigo de Alana Nascimento, fundadora da quadrilha, que preservou registros e um vasto acervo ao longo de três décadas — acervo que agora compõe a exposição inaugural. A Raio de Sol recebeu, em 2024, o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, e o recurso mensal mérito dessa conquista foi fundamental para que o projeto do Centro de Artes se tornasse realidade.
Mais do que um espaço expositivo, o Centro de Artes Raio de Sol se consolida como um território de memória, formação e resistência cultural, fortalecendo o movimento junino pernambucano e inspirando novas gerações de artistas populares.

Serviço
Inauguração do Centro de Artes Raio de Sol
Data: 26 de outubro (domingo), às 17h
Local: Rua Ascenso Ferreira, 150 — Hipódromo — Recife/PE
Exposição: “Raio de Sol: Patrimônio Vivo de Pernambuco”
Visitação: Quartas e sextas-feiras, das 10h às 17h
Acesso gratuito neste domingo
Duração: Exposição de longa duração
Mais informações: instagram.com/qjraiodesol ou instagram.com/centrodeartesraiodesol

 

< voltar para Mergulhe