Câmbio Sonoro na Rua promove sua primeira edição neste fim de semana
Domingo (6), a Praia de Candeias será palco de quatro bandas independentes, em evento realizado por iniciativa de músicos e produtora
Postado em: Música
Em épocas de escassez de casas de show e de condições dignas de trabalho, o jeito é remar contra a maré da crise e criar oportunidades de visibilidade. A ocupação de espaços públicos nas cidades tem se mostrado uma boa saída dos músicos para agregar público e promover seu som. Seguindo essa premissa, mais uma iniciativa do tipo estreia no estado, empenhada em movimentar o circuito musical independente. O Câmbio Sonoro na Rua promove, neste fim de semana, a sua primeira edição. Domingo (6), a partir das 14h, a orla da Candeias (próximo à Peixaria) será palco de quatro bandas – Cosmo Grão, Jef Jones, Ostrajam e Valdez (DF) – num evento que é, antes de tudo, uma mostra da garra e disposição daqueles que querem apresentar ao público a sua arte.
O Câmbio Sonoro #1 é uma realização da Quarto Astral Produções, com o apoio do Uforia Bar e do Coletivo Jangadeiro. O evento é inspirado em outros do gênero, como o Duna Jam, que acontece em várias países da Europa, e o F.O.D.A Pública (Festa de Ocupação Dinâmica de Áreas Públicas), de Brasília (DF). O objetivo é usufruir do potencial de espaços públicos com a vocação para agregar iniciativas culturais e, assim, arregaçar as mangas, promovendo eventos, agregando bandas, artistas e público, numa ação coletiva e independente. “A nossa ideia é fazer com que várias bandas possam mostrar seu trabalho, já que hoje em dia a gente quase não tem lugares pra tocar e os que têm impõem condições surreais e ridículas de pagamentos dos artistas, com mixaria. Além disso, queremos fazer essa movimentação na cena independente, pois vejo que temos tantas bandas, mas que não aparecem, não tem visibilidade para apresentar sua música”, comenta Thiago Brandão, da Quarto Astral Produções.
Ele conta que essa primeira edição começa justamente na zona Sul da Região Metropolitana do Recife (RMR) justamente por ser uma área farta de bandas, mas que ainda não têm a devida visibilidade e que carece de locais próximos para essas bandas mostrarem seu trabalho. “Falando como público, agora, eu que moro em Candeias e tanta gente que mora aqui, tem que se deslocar pro Recife ou Olinda pra assistir a shows de bandas legais, quando, na verdade, a gente tem várias por aqui”, ressalta. Por isso, duas das atrações do Câmbio Sonoro na Rua # 1 – Ostrajam e Jef Jones – são de Jaboatão. O Câmbio Sonoro, segundo Brandão, será itinerante, e, cada edição deverá apresentar sempre alguma atração originária do local onde acontecerá, além de alguma banda de maior visibilidade em Pernambuco e mais uma de outro estado brasileiro, promovendo esse intercâmbio. As próximas edições deverão acontecer na Praia do Pina,a na Rua da Aurora. Após uma pausa de fim de ano, o Câmbio Sonoro na Rua volta em janeiro de 2016, com edições de Verão, percorrendo o litoral pernambucano.
Tudo isso sendo feito de forma aguerrida e com a disposição da produção e músicos. A Quarto Astral irá bancar toda a estrutura do evento, com gerador, toldo, equipamentos de som, além da realização da cobertura audiovisual do evento, que será disponibilizada para as bandas participantes. Com os parceiros, serão oferecidos serviços de bar e venda de comidas. “A gente está correndo atrás pra fazer tudo isso e consolidar esse evento, com a intenção de fortalecer as bandas e agregar público, criar essa sinergia”, comenta Thiago, que ressalta a importância da contribuição desse mesmo público com a “caixinha do músico”, que estará disponível no evento para as contribuições como forma de sustentabilidade financeira do evento e das bandas participantes. Ou seja, um evento de caráter coletivo, onde a movimentação é de todos e, com sua afirmação, ganham todos: músicos, público, as cadeias criativa e produtiva, a nossa cultura.
SERVIÇO
Câmbio Sonoro na Rua # 1
com Cosmo Grão (PE), Jef Jones (PE), Ostrajam (PE) e Valdez (DF)
Domingo (6), a partir das 14h
Orla de Candeias (próximo à Peixaria), Jaboatão dos Guararapes-PE
Acesso gratuito
